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Como desenvolver uma comunicação assertiva?

Toda nova habilidade adquirida é um passo a mais para se desenvolver profissionalmente e, seja qual for a área de formação, a maneira como você se comunica é essencial para a sua carreira deslanchar.

Descubra a seguir a importância de uma comunicação assertiva para construir relações de trabalho mais equilibradas e respeitosas.

Conversas com transparência e empatia

Dois princípios básicos da comunicação assertiva são o equilíbrio e a transparência. É preciso ser honesto com o que você quer comunicar, sem se esquecer de considerar a interpretação que outras pessoas podem ter.

Ter a habilidade de se comunicar assertivamente é saber traduzir os seus pensamentos, as suas necessidades e os seus desejos de forma segura, justa e empática. Afinal, não dá para deixar de lado a perspectiva das outras pessoas envolvidas no processo.

Conversar com firmeza e transparência ajuda a evitar os desencontros do “telefone sem fio”. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Em um contexto profissional, a comunicação assertiva se torna ainda mais importante, pois ela possibilita que as pessoas envolvidas possam ter clareza quanto aos trabalhos que são desenvolvidos. Mas não confunda assertividade com agressividade; pelo contrário, a proposta é encontrar o meio-termo entre ser passivo e agressivo.

Quais são os benefícios?

Conseguir ter diálogos com objetividade é uma das formas mais importantes de desenvolver a autoconfiança, tornando-se seguro de quem se é e do que se fala. Além disso, o processo ajuda das seguintes formas:

Então, que tal começar a praticar essa habilidade?

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Práticas para uma comunicação assertiva

A prática realmente pode levar à perfeição e, assim como toda habilidade, é preciso colocar os ensinamentos em ação para começar a se comunicar de forma assertiva.

Quando se tem objetividade na fala, a mensagem é mais bem transmitida para as pessoas. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Uma escuta ativa e atenta é essencial para dar o primeiro passo, que também é beneficiado por diferentes práticas, que você pode conferir a seguir.

Autoconhecimento

Você dificilmente conseguirá passar uma mensagem objetiva e empática a alguém se não conhecer quem você é, quais são as suas necessidades, qual é a sua forma principal de falar e o que você precisa aprimorar nas suas relações interpessoais.

Compreensão

Da mesma forma, ninguém consegue vender um produto que não sabe do que se trata. Conheça os assuntos que quer abordar e os desenvolva não somente com assertividade, mas também com profundidade, para demonstrar ainda mais segurança.

Capacitação

A melhor forma de aprender algo é participando de treinamentos, palestras e capacitações que possam permitir se aprofundar nos temas e os desenvolver com acompanhamento constante. Invista em você e na sua comunicação.

Observação

Não é muito agradável quando você está em uma roda de conversa e alguém se apressa para falar, sem dar espaço para outras pessoas ou para terminar o raciocínio, não é? Por isso é importante observar os arredores e prestar atenção na fala de outras pessoas para, só então, entender o melhor momento de falar.

Expressão corporal e oral

Temos alguns vícios nas nossas linguagens corporal e oral que podem funcionar como barreiras na comunicação. No que diz respeito à oralidade, o melhor é não ficar dando voltas, e sim ter objetividade e poupar o tempo das pessoas que estão ouvindo. Já quando o assunto é a comunicação não verbal, é importante saber que o corpo fala, então é preciso controlar impulsos na expressão facial ou tiques nervosos que demonstrem que você está inseguro da sua fala.

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Fonte: Aspectum, CR Basso, Voitto

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