Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!
Ler é um hábito que colabora para aprofundar os estudos, fortalecer a carreira e ter acesso a novos mundos e histórias.
Nesse sentido, na vida acadêmica, a leitura ajuda estudantes e professores a terem ótimas habilidades para interpretar textos e escrever. Conheça sete benefícios desse hábito e como isso pode fortalecer a trajetória profissional.
Ler é uma excelente ferramenta para a vida em geral, porque contribui para:
Ter acesso a novos conhecimentos faz que o cérebro forme novas sinapses, colaborando para a lucidez mental, estimulando a memória a se recordar de personagens, narrativas, palavras, fatos históricos, etc.
Leia também:
Adotar hábitos não é uma tarefa simples, mas, no caso de desenvolver a prática de ler, alguns métodos colaboram para esse processo, como escolher livros que despertem curiosidade e ler um pouco todos os dias.
Além disso, vale apostar nestas três etapas:
Os estudos exigem o hábito de ler não somente para estudar artigos científicos e outros materiais acadêmicos, como também para aprimorar a interpretação e a escrita de textos (tão presentes em cursos de graduação e pós-graduação).
Os benefícios da leitura são extensos e fortalecem diferentes processos mentais, como a inteligência emocional e a capacidade de concentração.
É possível conhecer palavras e expressões quando se lê, por isso é um momento importante para aprendê-las, ampliando o próprio vocabulário e a capacidade de se comunicar com outras pessoas. Ao se deparar com um termo até então desconhecido, é recomendado marcá-lo no texto para pesquisar o significado dele.
Ao ler, é possível realizar viagens mentais, deparando-se com outros mundos e narrativas que ampliam o horizonte de conhecimento e desenvolvem o senso crítico, pontos fundamentais para aprofundar os estudos.
A pesquisa acadêmica requer bastante foco, mas também um olhar original para as inquietações que surgem. Como a leitura possibilita o acesso a novos mundos e conhecimentos, a criatividade também é estimulada nesse processo.
Além de fortalecer a memória e prevenir doenças degenerativas, ler ajuda a se centrar no presente, focando a história, afastando-se de constantes impulsos tecnológicos e aumentando a capacidade de concentração.
Ao entrar em contato com diferentes contextos narrativos e formatos de escrita, é possível desenvolver maior capacidade de empatia e de tolerância para a diversidade, assim aumentando a inteligência emocional.
A habilidade de escrever é mais bem desenvolvida quando se lê com frequência, ajudando a evitar erros de português.
A vida acadêmica “anda de mãos dadas” com a profissional, portanto todos os benefícios listados contribuem para ampliar o repertório e melhorar habilidades ligadas às relações interpessoais, fortalecendo diretamente a carreira.
Ao criar momentos para ler, busque boas fontes e referências, converse com colegas sobre o que estão lendo no momento e entenda a finalidade daquele estudo específico para a sua vida acadêmica.
Quer potencializar a carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!
Fonte: Toda Carreira, Pitágoras, Núcleo do Conhecimento