6 dicas para conseguir emprego sem indicação

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie

Conquistar um espaço no mercado de trabalho com méritos próprios é possível. Mesmo no início de carreira, algumas atitudes simples podem facilitar a conquista da vaga almejada em uma empresa, eliminando a necessidade de indicação de conhecidos.

Uma boa apresentação é fundamental para conseguir um emprego. (Fonte: Pixabay)

Alcançar o trabalho dos sonhos é fruto de foco, dedicação e proatividade. Além das habilidades profissionais, é importante que o candidato saiba quais são os objetivos de sua carreira, como pode colaborar para o desenvolvimento da empresa e, principalmente, consiga apresentar suas qualidades de forma adequada.

Veja 6 dicas para garantir o sucesso na busca de seu próximo emprego.

1. Busque autoconhecimento

O primeiro passo para conseguir emprego sem indicação é conhecer pontos fortes e características a serem melhoradas. Além disso, é necessário definir qual é o seu objetivo profissional, e ter uma meta clara, definida, ajuda os recrutadores a identificar o potencial do candidato, além de conhecer a sua motivação.

O candidato que tem o domínio de sua personalidade e carreira demonstra uma capacidade de avaliar cenários, identificar obstáculos e definir estratégias para superá-los. Essas habilidades são imprescindíveis tanto para o profissional quanto para a empresa.

2. Conheça a vaga

(Fonte: Giphy)

Pesquisar a empresa, o mercado, a cultura, a missão e os valores é fundamental para conseguir emprego sem indicação. Essas informações geralmente estão disponíveis no site da instituição, mas também podem ser obtidas com empregados, clientes e fornecedores.

Mostrar conhecimento sobre a organização é um diferencial importante e evidencia um real interesse em trabalhar na empresa. Um passo a mais é entender quais são as principais atribuições e características requeridas para desenvolver a função almejada. Assim, o candidato pode apresentar suas habilidades em adequação com a vaga.

3. Faça um currículo perfeito

(Fonte: Giphy)

Sem uma indicação para servir de referência e apresentar o profissional, o currículo se torna o primeiro contato que um recrutador tem com o candidato, e as primeiras impressões importam muito. Portanto, dedique um tempo para a elaboração de um currículo perfeito, personalizado exclusivamente para a vaga e a empresa pretendidas.

O documento deve conter dados verdadeiros e ser sucinto, com uma ou duas páginas no máximo. Formação acadêmica, cursos realizados e experiências anteriores (inclusive, com atividades voluntárias) são imprescindíveis. É preferível ter informações objetivas, como resultados e projetos concluídos, do que subjetivas, como descrição de habilidades.

4. Elabore uma carta de apresentação

(Fonte: Giphy)

A carta de apresentação é uma oportunidade de transparecer seu interesse sobre a empresa e apresentar como você pode contribuir para a atividade que deseja desenvolver na organização. O documento deve ser sempre personalizado para cada vaga desejada.

A carta pode incluir, ainda, resultados e conquistas profissionais, referências de outros empregos e até professores. Porém, esse recurso deve ser utilizado com cuidado, pois a carta tem de ser curta e direta, o desejável é que tenha apenas uma página.

Fonte: Gazeta do Povo, Correio Braziliense, Wikihow, Euquerotrabalho.com, Youtube/James Schenttini, Youtube/Crie sua oportunidade.

Conheça mais sobre os cursos de pós-graduação do Mackenzie

570cookie-check6 dicas para conseguir emprego sem indicação