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Há muitas dicas importantes para você se adaptar ao home office, como organizar o local de trabalho ou definir bem os horários. Mas uma coisa que muitos guias não ensinam — e que pode fazer diferença no dia a dia — é como manter a comunicação com os colegas, uma vez que cada um está na própria casa.
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Confira quatro dicas para manter a comunicação com os colegas mesmo em home office. Elas podem fazer diferença no seu trabalho.
1. Tenha uma boa estrutura
Isso faz muita diferença para a interação, afinal é bem difícil conversar com alguém se a chamada está sempre travando, a qualidade está muito ruim e não dá para entender o que a pessoa fala. Por isso, procure ter uma boa conexão de internet e bons equipamentos — webcam e fone de ouvido, principalmente.
Também é essencial escolher os melhores canais para entrar em contato: muitas empresas usam programas específicos para conversas entre colaboradores, como Slack e Microsoft Teams, mas você também pode interagir por Skype, Hangouts, Telegram e até WhatsApp.
2. Converse sobre outros assuntos
Quando você está batendo aquele papo no cafezinho, no happy hour ou durante o almoço, costuma falar sobre mais coisas além do trabalho, não é mesmo? Sempre é interessante descontrair um pouco.
A questão é que é possível acabar se esquecendo de fazer isso no home office, já que não há mais o momento do happy hour ou do almoço em grupo. Da mesma forma que você conversa sobre vários assuntos com amigos e familiares por mensagens, por que não fazer isso com o pessoal do trabalho?
3. Tome iniciativa
Como as pessoas não estão no mesmo espaço físico para que a conversa surja naturalmente, pode ser preciso tomar a iniciativa de abrir os aplicativos de mensagens e “puxar papo” com as pessoas que trabalham com você. Caso contrário — como talvez já tenha percebido — é possível que todos passem dias sem se falar.
Nesses momentos, é possível agir da mesma forma que no escritório: perguntar como a pessoa está ou falar sobre algum assunto que vocês têm em comum, como música, séries ou esportes. Sempre mantendo o decoro necessário no ambiente de trabalho, é claro, mas sem tratar apenas de assuntos profissionais.
4. Separe alguns minutos para conversar
Essa dica de tomar a iniciativa também pode funcionar em reuniões. Se você tem meia hora para conversar com a equipe sobre um projeto e sobraram 5 minutos, que tal usá-los para interações extras?
Você também pode começar a programar suas reuniões para ter um tempinho livre antes delas e organizar happy hours ou cafés virtuais com a sua equipe.
Esses momentos de convívio além do trabalho são importantes para que o time continue integrado e todos se sintam parte do grupo. A mesma tecnologia que possibilita trabalhar à distância permite interagir, mesmo que cada um esteja na própria casa.
Fonte: Go Home, Trello, HSM Educação Corporativa, Siteware e L’Oreal Brasil.
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