Ícone do site Blog Mackenzie

Retorno às aulas presenciais no contexto de pandemia

Neste momento de possível retorno das aulas presenciais, o acolhimento da comunidade escolar se torna um desafio nas escolas.

Escolas podem retomar aulas presenciais nos próximos meses. (Fonte: Shutterstock)

Sempre é necessário que a escola cuide tanto de funcionários quanto de alunos e familiares. Entretanto, nesse momento de retorno às aulas presenciais após um longo período de confinamento, esse cuidado deve ser maior já que toda comunidade escolar (pais, alunos e funcionários) está fragilizada, devido à várias perdas sofridas.

Confira algumas dicas de como realizar acolhimento da comunidade escolar no contexto do retorno às aulas.

Projeto de acolhimento da comunidade escolar em tempos de pandemia

A equipe pedagógica deve elaborar um projeto de acolhimento da comunidade escolar estratégias coordenadas e eficientes. Orientações do Ministério da Educação e da Sociedade Brasileira de Pediatria, além de outras entidades, podem servir como base para a escola desenvolver um plano de retomada.

As ações devem ser planejadas considerando a necessidade de adequar as atividades para cada um dos grupos escolares, uma vez que cada faixa etária tem necessidades específicas.

Retorno às aulas em período de pandemia. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Escuta ativa

Um dos principais instrumentos para um projeto de acolhimento é o processo de escuta ativa, que deve começar antes do retorno às aulas presenciais e pode ser realizado de forma remota. Isso é importante para definir quais são as ações a serem tomadas no recebimento da comunidade escolar.

Os primeiros a serem ouvidos devem ser os professores e colaboradores, que estarão na linha de frente do acolhimento de alunos e familiares. Mais do que serem orientados nos procedimentos necessários, os profissionais da educação precisam ser acolhidos em suas necessidades e incertezas.

As preocupações e os sentimentos dos estudantes e de seus familiares também precisam ser escutados, de modo a fortalecer a ligação com a escola. Esse processo pode ser realizado de maneira individual, permitindo maior abertura de questões emocionais, ou em grupo, propiciando o compartilhamento de experiências e diminuindo a sensação de isolamento.

O papel do orientador educacional

Para planejar e executar as ações de recepção da comunidade escolar, o orientador educacional pode contar com a ajuda de psicopedagogos, fonoaudiólogos e da capelania nas escolas de ensino confessional.

A função desse profissional não deve ser confundida com a do coordenador ou orientador pedagógico, ainda que em algumas instituições de ensino a mesma pessoa acumule as três funções. O coordenador cuida mais da logística da administração, e o orientador pedagógico é responsável pelo acompanhamento das atividades diárias realizadas pelos professores.

Já o orientador educacional se relaciona diretamente com pais e alunos, de forma individual, preocupando-se com o desenvolvimento emocional e cognitivo de cada estudante. É o principal responsável por estabelecer uma parceria da família com a escola, e está em suas mãos fomentar um bom acolhimento na retomada das aulas presenciais.

Fonte: Sistema Mackenzie de Ensino.

Já conhece o Sistema de Ensino Mackenzie? Venha nos conhecer! 

43570cookie-checkRetorno às aulas presenciais no contexto de pandemia
Sair da versão mobile