Com a alta competitividade do mercado de trabalho, o aprofundamento dos profissionais em suas respectivas áreas surge como um fator determinante no momento das contratações. Além disso, muitos saem da graduação em busca de novas experiências e têm dificuldades de encontrá-las no próprio mercado. Nesse sentido, a especialização é vista como uma excelente oportunidade de diferenciação, ainda mais quando é possível realizá-la fora do país.

O que é a especialização?

(Fonte: Giphy)

Os cursos de especialização se destacam dos programas de mestrado e doutorado por serem mais curtos, levando cerca de um ano para serem concluídos. São a escolha ideal para quem deseja se aprofundar em sua área de estudo, direcionando sua graduação para algo mais específico.

Enquanto as modalidades Stricto Sensu (como mestrado e doutorado) são muito aplicadas na parte acadêmica, a especialização (Lato Sensu) se destaca por ser algo mais focado na prática profissional em si. Acaba por se tornar a opção escolhida por muitos recém-formados, que vêem nesse caminho uma oportunidade de crescimento profissional.

(Saiba mais sobre cada tipo clicando aqui)

A especialização pode ser feita pelas mais diversas modalidades: presencial, semipresencial e EaD. Cabe ao estudante analisar qual é a sua necessidade e o que se encaixará melhor na sua rotina.

Por que realizar uma especialização?

(Fonte: Giphy)

Em comparação com as atividades referentes à graduação, a especialização é capaz de oferecer experiências mais focadas e intensas. Isso se dá, principalmente, pelo fato de que todos que ali estão já se encontram em um alto nível de compreensão e maturidade a respeito dos tópicos abordados.

Ademais, muitos dos companheiros de curso já passaram por experiências profissionais, e possuem certo know-how para acrescentar em debates, seminários e discussões. Vale ressaltar que essa conexão com os alunos e até mesmo com os professores sempre se mostra muito valiosa, já que todos estarão inseridos em segmentos semelhantes no mercado de trabalho, e um contato estabelecido hoje pode proporcionar diversas oportunidades durante a sua jornada.

Por fim, a pós-graduação é um caminho interessante para quem deseja receber um salário mais elevado. Além de serem preferidos pela maioria das empresas, a remuneração também é diferenciada em diversos concursos públicos. O mercado está muito carente de mão-de-obra qualificada, e quem é especialista em algum assunto já está em ampla vantagem em relação aos demais.

Por que considerar fazer sua especialização no exterior?

(Fonte: Giphy)

Em um processo seletivo, um candidato que apresenta algum certificado de pós-graduação está em vantagem. Do mesmo modo, quem possui alguma experiência acadêmica internacional também é mais valorizado pelos recrutadores. Analisando por essa perspectiva, a especialização no exterior se mostra um grande diferencial.

Um fator essencial que deve ser considerado ao cogitar uma especialização fora do país é o domínio da língua nativa daquele lugar. Testes de proficiência costumam ser necessários, e a experiência só se torna valiosa e intensa quando o aluno possui a capacidade de assimilar todo o conteúdo que está sendo passado.

Além de crescer sob as perspectivas de seleção interna, a bagagem trazida de países cujo nível de ensino é superior em relação ao acessado no Brasil é de extrema importância para o decorrer da carreira desejada. Explorar novas culturas, dominar um outro idioma e expandir sua rede de contatos mundo afora podem ser fatores que farão diferença no futuro, inclusive abrindo portas para uma carreira internacional.

Pensando nisso, instituições de ensino realizam em parceria com Universidades estrangeiras, módulos internacionais opcionais de curta duração. No caso do Mackenzie, essa oferta é destinada aos seus alunos dos cursos de especialização, sejam eles presenciais, semipresenciais ou EaD. Cabe aos interessados atender aos pré-requisitos exigidos pelas agências de intercâmbio e pelas Universidades.Os convênios estabelecidos pelo Mackenzie com as mais conceituadas instituições de ensino internacionais são extremamente valiosos para quem busca a especialização e quer vivenciar certas experiências que não seriam possíveis no Brasil. A oportunidade de aproximação de determinadas áreas de conhecimento com locais nos quais as mesmas são enormemente arraigadas na cultura é uma forma genuína de se diferenciar no mercado de trabalho. Os campos de estudo disponíveis atualmente são: direito, administração de empresas, gestão internacional, liderança, empreendedorismo e inovação. Para conferir mais informações a respeito dos programas e cidades disponíveis, clique aqui.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!