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Vivemos em uma época em que nem sempre o líder é a pessoa mais velha e mais experiente da equipe. Na verdade, jovens com características de liderança vêm cada vez mais conquistando os cargos de gestão; porém a pouca experiência pode assustar.

Muitos gestores não sabem o que fazer ou o que não fazer para mostrar suas habilidades. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para quem recebeu uma promoção recente e quer fazer o melhor com essa oportunidade.

Prepare-se

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Mesmo que você acredite que é um líder nato e tenha se preparado para isso, nem pense em parar de estudar porque virou gestor. Uma boa liderança é comandada por quem sempre busca se atualizar, aprender e se desenvolver. Peça ajuda e sugestões de colegas mais experientes e ouça a opinião dos mais novos — isso abre espaço para o crescimento.

Compreenda a posição

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Gestor é apenas mais um cargo em uma empresa; não significa que você é mais importante que seus colegas nem que é melhor que eles. Esse tipo de atitude vai afastar quem é seu amigo e deixar toda a equipe menos propensa a trabalhar com você. Seja respeitoso com todos, em qualquer situação.

Isso não quer dizer, no entanto, tratar todos como amigos íntimos. Muitas vezes, o gestor precisa tomar decisões incisivas que não estão de acordo com as opiniões de todos; nesses casos, aprenda a separar a vida profissional da pessoal.

Saiba administrar seu tempo

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Ser um líder significa ter muitas tarefas, das funções mais burocráticas até a gestão individual. Planeje bem o tempo que você dedica ao trabalho, descubra qual é o seu horário mais produtivo e tire todas as fontes de distração de perto quando precisar ficar mais focado.

Aprenda a delegar tarefas

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Delegar é uma palavra-chave da liderança. Mesmo com tantas tarefas importantes em mãos, o líder deve saber quando delegar algo que não precisa ser feito por ele mesmo. Mais do que isso, deve-se saber para quem delegar. Isso exige um grande conhecimento das capacidades da equipe.

Além da otimização do tempo, a delegação de tarefas garante mais motivação. Os colaboradores ficam felizes de ter atividades e responsabilidades importantes em mãos — desde que a quantidade não seja exacerbada e impossível de cumprir.

Tenha expectativas claras

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Um dos principais papéis de um líder é comandar a equipe a caminho de metas e objetivos. Mas o que acontece quando os colaboradores não sabem que metas e objetivos são esses? Eles não sabem para onde ir. Esclareça as metas da empresa e os objetivos de cada projeto para manter a equipe motivada.

Aprenda a dar feedbacks

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Feedbacks não são críticas aleatórias nem elogios contínuos. Um bom feedback não destaca o erro do colaborador, mas sim a solução, que pode ser encontrada em conjunto, melhorando o trabalho em equipe. Sempre dê feedbacks de maneira calma e educada e não se esqueça de elogiar o que está dando certo e deve continuar assim.

Compartilhe seu conhecimento

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Um dos maiores erros que um gestor pode cometer é se achar a pessoa mais inteligente da equipe. Assim como você deve escutar as ideias e opiniões dos colegas, é essencial compartilhar seus pensamentos. Afinal, como líder, você pode transmitir ideias importantes que façam o projeto evoluir.

Do mesmo modo, sempre que vir um colaborador com dificuldades para entender uma tarefa, procure ajudá-lo. Quando não souber a resposta, proponha-se a ajudá-lo a encontrar. Isso reforça o espírito de equipe e coloca todos no caminho do sucesso.

Seguindo essas dicas, mesmo com pouca experiência, você pode ser um grande gestor e trazer sucesso para a empresa.

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