Tudo o que você precisa saber sobre graduação EaD

A educação ou ensino a distância (EaD) já era importante antes da pandemia de covid-19, mas com a chegada do Sars-CoV-2 se tornou imprescindível. Com a explosão de uma educação não presencial, houve muitas dúvidas e confusões entre as pessoas, por isso vale a pena entender melhor o que é EaD.

Aqui você vai encontrar um roteiro completo para ficar por dentro do assunto. Confira.

O que é EaD?

EaD exige conteúdos e métodos adaptados à sua realidade. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

A educação a distância (EaD) pode ser caracterizada como o processo de ensino-aprendizagem que não ocorre de modo presencial e, muitas vezes, também não opera de modo síncrono. Nesse caso, existe a tecnologia de educação, que permite criar ambientes virtuais de aprendizagem e um método próprio de apresentar o conteúdo de ensino.

Por isso, a EaD não é a mesma educação tradicional feita de modo remoto. O campo exige uma abordagem apropriada e critérios particulares para mediar e avaliar o processo de aprendizagem.

Qual é o melhor modo de ensino: presencial ou remoto?

Não há uma opção melhor ou pior entre EaD e educação presencial. Os ensinos são diferentes e cada um tem prós e contras. Por isso, é legal conhecer mais de cada um deles e acertar na hora de tomar a decisão.

Quais são os prós e os contras de EaD e ensino presencial?

É importante analisar seu perfil e seus objetivos ao optar por uma graduação EaD. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Com o crescimento do ensino remoto, muitas pessoas têm considerado se é interessante aderir ou não à EaD. Por isso, vale a pena conferir os prós e os contras e definir qual se adequa mais ao seu perfil e ao seu objetivo.

Ensino presencial

O ensino presencial é o modelo mais antigo e comum. Os estudantes participam presencialmente das atividades, que podem ocorrer em sala de aula, laboratórios e outros espaços físicos de aprendizagem.

Os principais benefícios da educação presencial passam pela interação imediata entre os atores envolvidos: alunos, docentes e outros agentes da educação. Mesmo com tecnologias eficazes, o “olho no olho” pode ser importante.

No caso de graduações que exigem o contato com máquinas, hardwares e outros equipamentos físicos, o ensino presencial pode ser o mais indicado. O mesmo vale para práticas de extensão. Alguns cursos na área da Saúde, por exemplo, têm práticas de estágio presencial. Nesse caso, ao menos para essa atividade, o modo presencial é imprescindível.

Mas o método também tem seus problemas. O primeiro é a exigência da presença física. Se você reside ou trabalha longe da universidade, isso pode ser um problema; logo, a EaD oferece menos desgaste nesse sentido.

Ensino a distância

Estudar no local onde você deseja, com flexibilidade de horário, bem como conteúdos e métodos apropriados para isso são os principais pontos positivos da EaD. No desenvolvimento pedagógico dos cursos a distância, a equipe responsável desenha o ensino pensando nessa realidade — e há décadas profissionais atuam de modo especializado na educação a distância.

Por isso, quando se fala dos problemas da educação durante a pandemia, eles não se referem à EaD. O ensino ocorreu a distância, mas em casos muito raros eles contaram com os benefícios do ensino a distância que já funcionava antes. O que ocorreu foi um ensino remoto emergencial que não foi devidamente estruturado.

A EaD é bastante interessante para quem tem uma rotina puxada, com poucas janelas disponíveis na agenda ou com preferências de estudo que o ensino presencial não permite. Por exemplo, se você tem o hábito de estudar à noite até um horário mais avançado, a flexibilidade dessa modalidade pode ser uma aliada.

Também é uma boa escolha para quem não tem acesso à graduação se não for pela estruturação remota. Quem mora em cidades menores sabe que a oferta de opções de estudo é mais baixa do que nas capitais.

Mas assim como o ensino tradicional, a EaD também tem limitações. Uma delas é a autonomia e a disciplina exigidas do estudante. Se você prefere estudar de modo dirigido, deve pensar duas vezes antes de optar pelo ensino a distância.

A EaD pode funcionar junto do presencial?

Em alguns casos, a educação pode ter etapas físicas e remotas: trata-se do ensino híbrido, um método que combina o presencial e o remoto, podendo contar com o melhor dos dois mundos. Mas, para que tenha qualidade, essa modalidade precisa trabalhar cada momento a sua particularidade.

No caso da etapa a distância, é preciso garantir amparo teórico e metodológico próprio da EaD, e esse é o ponto fraco dos principais cursos disponíveis no mercado. Assim, vale a pena escolher uma universidade com tradição em ensino de qualidade e políticas de EaD bem- estruturadas.

E aí, gostou da educação a distância? Então agora é hora de escolher sua graduação EaD!

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

Fonte: Rev Adm Mackenzie

70040cookie-checkTudo o que você precisa saber sobre graduação EaD