Por que verificar a nota do Enade antes de ingressar em um curso?

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Cursar uma graduação com qualidade reconhecida vai facilitar seu acesso ao mercado de trabalho e te preparar melhor para a carreira. Por isso, já no momento do vestibular, é fundamental verificar a avaliação do seu curso e da instituição em que quer estudar no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Ele tem por objetivo avaliar a formação dos alunos do ensino superior.

Enade serve para avaliar qualidade dos cursos do ensino superior. (Fonte: Shutterstock)

O Enade foi criado em 2004 para testar os estudantes dos cursos de graduação com base nos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Os resultados do Enade são a base para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. O exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que é complementado pela Avaliação de Cursos de Graduação e pela Avaliação institucional. Essas três avaliações são indicativos da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no Brasil.

Como funciona o Enade?

(Fonte: Tenor)
(Fonte: Tenor)

O Enade estabelece parâmetros comparativos de aprendizagem e desempenho acadêmico ao longo da formação dos estudantes. Por isso, avalia uma amostra selecionada de alunos do primeiro e do último ano de cada curso de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição.

Os escolhidos em geral estão ingressando ou concluindo a graduação no ano da avaliação e devem realizar a prova, pois a participação do exame é condição para a emissão do histórico escolar. Estudantes não selecionados também podem fazer a prova, como voluntários.

Além disso, o Enade aplica questionários para auxiliar na compreensão dos resultados. Um questionário de percepção de prova é direcionado aos estudantes, e outro levanta informações que permitam caracterizar o perfil do coordenador de curso e o contexto dos processos formativos.

Ciclo de avaliação

(Fonte: Tenor)
(Fonte: Tenor)

A cada ano, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), avalia as graduações de uma grande área. Dessa forma, os cursos são avaliados de três em três anos, possibilitando que as faculdades realizem melhorias, caso tenham obtido uma nota baixa.

No primeiro ano do exame, foram avaliados os bacharelados relacionados a Ciências Agrárias, Saúde, Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e cursos de tecnologia de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.

No ano seguinte, bacharelados e licenciaturas de Ciências Biológicas, Humanas, Exatas e da Terra, Linguística, Letras e Artes, entre outros, além de cursos superiores de tecnologia nas áreas de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial são examinados.

Por fim, são avaliados os conhecimentos dos bacharelados das áreas de Ciências Sociais, de Ciências Humanas sem curso de Licenciatura, e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

Notas do Enade

Os resultados do exame poderão produzir dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado, região geográfica e Brasil. Dessa forma, podem ser construídos referenciais para definir ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.

A pontuação do Enade varia de 1 a 5. Os cursos com nota abaixo de 3 são considerados abaixo da média, com necessidade urgente de aprimoramentos. Os resultados são divulgados pelo site do Inep e em outras plataformas que organizam os dados de maneira mais direcionada à instituição de ensino.

Os cursos do Mackenzie têm excelente colocação no Enade. Na última edição, muitos receberam a nota máxima. Merecem destaque as licenciaturas em Ciências Biológicas, de Letras Português e Inglês, além dos bacharelados em Administração, Ciências Contábeis, Fisioterapia e Engenharia de Produção.

Fonte: Guia do Estudante, INEP, MEC, Enade.

3630cookie-checkPor que verificar a nota do Enade antes de ingressar em um curso?