O que é um curso híbrido?

Obter um diploma de Ensino Superior ou de pós-graduação é importante para quem deseja investir no futuro profissional. Pensando em garantir maior conforto e flexibilidade aos estudantes, as instituições de ensino criaram o modelo de curso híbrido, uma experiência integrada que une as duas modalidades tradicionais de ensino.

O processo de reabertura das universidades no período de pandemia de covid-19 acelerou a busca por novos formatos. Viu-se a necessidade de desenvolver métodos de ensino capazes de equilibrar a rotina das grandes cidades e o desejo de adquirir conhecimento. Assim surgiu uma fusão entre o ensino presencial e o a distância. Entenda melhor como funciona o modelo.

Como funciona um curso híbrido?

(Fonte: Pixabay/Reprodução)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

A modalidade híbrida é mais que uma união de elementos do ensino presencial e do a distância, ele é uma espécie de meio do caminho, ainda que, teoricamente, pertença à modalidade a distância. Cada instituição de ensino monta a grade, mas no geral, a maioria das disciplinas é ofertada a distância.

Os formatos mais usados até o momento são os que contam com 1 a 2 aulas presenciais semanais e os com aulas presenciais a cada 15 dias. As universidades montam polos de apoio, com infraestrutura adequada aos cursos que oferecem e onde os estudantes têm a possibilidade de interagir com professores.

O restante do curso é oferecido via conteúdos elaborados e disponíveis em plataformas virtuais de aprendizagem. Aulas ao vivo e material didático especializado também fazem parte do pacote que compõe um curso híbrido. Dessa forma, é a tentativa de uma construção do saber coletiva: o conteúdo não parte mais apenas do professor.

Os cursos híbridos são reconhecidos pelo MEC?

(Fonte: Pixabay/Reprodução)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

A resposta é sim. Mesmo que apresente características dos dois modelos, o curso híbrido é qualificado como a distância, o que exige certificação do Ministério da Educação (MEC): apenas instituições credenciadas podem oferecê-lo.

Segundo o MEC, a flexibilidade e a autonomia seriam fatores atrativos e poderiam, com isso, elevar os índices educacionais do nosso país. Como em qualquer modalidade de ensino, o estudante deve criar uma rotina acadêmica própria, que lhe permita organizar seus estudos e deixar tempo hábil para comparecer aos polos.

Interagir com os professores é uma parte importante do processo. Antes de optar por se matricular em um curso que siga esse modelo, assegure-se de ser um estudante de perfil disciplinado, pois essa é a base fundamental para obter sucesso nos estudos.

Que modelos de ensino o Mackenzie oferece?

(Fonte: Pixabay/Reprodução)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Quem deseja fazer uma graduação ou pós-graduação deve saber que o Mackenzie oferece diferentes métodos e cursos, todos planejados considerando as melhores metodologias de ensino. Com ótima avaliação do MEC, é possível ingressar na instituição por diferentes modelos, incluindo o vestibular tradicional.

A universidade conta com três campi (Alphaville, Campinas e Higienópolis), além das Faculdades de Brasília, Curitiba — Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) — e Rio de Janeiro.

Em todos, existe a possibilidade de realizar algum dos cursos oferecidos em formato presencial. Mas há, ainda, a chance de optar pelo modelo a distância, também disponível para graduação e pós-graduação.

A instituição é considerada uma das mais admiradas pelos paulistanos e obteve o primeiro lugar entre as instituições privadas no Ranking Universitário Folha. Isso atesta a qualidade da educação oferecida pelo Mackenzie em todas as modalidades.

Leia também:

Saiba como funciona o vestibular do Mackenzie!

Fonte: Fecap, Unyleya

69870cookie-checkO que é um curso híbrido?