O que é vestibular?

O vestibular é um exame pelo qual as instituições de ensino superior, públicas ou privadas, concedem acesso às suas graduações. No Brasil, ele surgiu com a criação da lei que reformou o ensino superior em 1911. Logo, o modelo de uma prova que cobrava conteúdos ensinados no ensino fundamental e médio para ingressar no ensino superior se tornou comum no país.

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

O vestibular pode variar de acordo com as regras e exigências de cada instituição. Entre as especificidades de cada prova estão o número de questões, necessidade ou não da produção de uma redação e de questões discursivas, número de provas realizadas durante o ano, matérias cobradas (que podem variar de acordo com o curso escolhido) e a modalidade de realização da prova.

Como funciona o vestibular?

Apesar das variações, os vestibulares seguem algumas diretrizes básicas. Após o período de abertura do edital, os candidatos têm um prazo definido para se inscrever e selecionar o curso que pretendem cursar (algumas instituições oferecem a possibilidade de se candidatar para mais de um curso). 

No dia e hora definidos pela instituição, é realizada a prova, que pode ocorrer em etapa única ou em mais etapas que cobrem mais conhecimentos específicos ou conhecimentos práticos (como no caso de cursos como Arquitetura e Urbanismo, Dança e Teatro, Música e outros).

A maioria dos vestibulares do país é composto por provas de múltipla escolha e a produção de uma redação. (Fonte:  Natee Photo/Shutterstock/Reprodução)
A maioria dos vestibulares do país é composto por provas de múltipla escolha e a produção de uma redação. (Fonte:  Natee Photo/Shutterstock/Reprodução)

Geralmente, as provas de vestibular do Brasil versam sobre os conteúdos ensino nos anos do ensino médio. A grande maioria dos vestibulares atualmente é composta de questões de múltipla escolha e uma redação. O número de questões pode variar de 50 a 100 dependendo da faculdade ou universidade.

Cada vestibular é realizado de forma independente, o que garante ao candidato o direito de se candidatar a diferentes instituições. Algumas instituições até oferecem o vestibular agendado, onde a data e hora é definida com o candidato e a prova pode até ser realizada a distância.

Formas de ingresso no Ensino Superior no Brasil

Atualmente existem outras formas de ingressar no Ensino Superior, como o Enem, o Sisu eo ProUni.

Enem: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nasceu como uma forma de avaliar a educação do país, mas, com o tempo, a nota dos estudantes no exame passou a ser aceita como forma de ingresso nas faculdades e universidades. Algumas instituições optam pelo ingresso direto, ou seja, a nota do Enem substitui a necessidade do vestibular e os candidatos são classificados pela sua performance. Outras instituições usam a nota do Enem como complemento com a nota do vestibular. Por isso, é importante analisar o edital da instituição em que você pretende ingressar.

O Enem vem se tornando o modo de ingresso em diversas instituições de ensino superior. (Fonte: Brenda Rocha - Blossom/Shutterstock/Reprodução).
O Enem vem se tornando o modo de ingresso em diversas instituições de ensino superior. (Fonte: Brenda Rocha – Blossom/Shutterstock/Reprodução).

Sisu: o Sistema de Seleção Unificada foi uma forma criada pelo Ministério da Educação para promover o ingresso em universidades públicas cadastradas no programa. Os inscritos são classificados pela nota do Enem e o programa classifica os candidatos de acordo com os cursos escolhidos, a nota e as vagas disponíveis em cada instituição. As inscrições são gratuitas e acontecem duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre.

ProUni: O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa utilizado por várias instituições particulares para conceder bolsas de estudo a estudantes de baixa renda. A forma de classificação do programa também é a nota alcançada na prova do Enem. Para poder se inscrever, é preciso atender a requisitos de renda familiar e desempenho mínimos no Enem. A inscrição também ocorre duas vezes por ano, a cada semestre.

Fonte: Guia da Carreira, Imagine, QConcursos, PraValer, Brasil Escola

56940cookie-checkO que é vestibular?