O que é vegetação?

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

O termo vegetação se refere a todas as variedades de vida vegetal em um determinado espaço geográfico. Apesar de pouca vegetação nativa permanecer intocada no planeta, sabe-se que elas são influenciadas diretamente pelo clima. 

Outros fatores naturais que influenciam os tipos de planta que se desenvolverão em uma região são o relevo, o solo, a hidrografia, altitude, latitude, pressão atmosférica e os movimentos de massas de ar.

A vegetação é imprescindível para o planeta, pois cumpre papel fundamental na reutilização de elementos químicos, como o oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e a água. Essas reciclagens ocorrem pelos processos dos ciclos biogeoquímicos e a alteração de determinada vegetação pode ter consequências em várias regiões.

Um dos exemplos de alterações desses ciclos foi o que ocorreu com as queimadas na Amazônia e as diminuições das chuvas no Sudeste e Sul do Brasil. A Floresta Amazônica é extremamente úmida e a água evaporada viaja através das massas de ar para estas regiões do país, onde se precipita. 

Esse processo é denominado Rios Voadores. Com as queimadas e a destruição recorde da Amazônia entre 2019 e 2021, essas regiões viram o agravamento das secas e a mudança dos regimes de chuva.

Ao redor do mundo, devido às grandes variações de intensidade da luz, do calor e de vários outros fatores, diversos tipos de vegetação foram surgindo com características próprias. Áreas próximas da Linha do Equador, por exemplo, têm mais luz, calor e umidade maiores. Isso gera uma alta biodiversidade e vegetações mais abundantes. À medida que nos distanciamos dessa região, a situação vai mudando. Conheça os tipos de vegetação existentes.

Principais vegetações

1. Florestas tropicais

São florestas densas e com grande variedade de vegetação. Desenvolvem-se em climas quentes e com grande quantidade de chuva. O grande exemplo é a Floresta Amazônica, maior floresta tropical do mundo. Também aparecem na África, Ásia e Oceania.

Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo. (Fonte: Pexels/Reprodução)
Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo. (Fonte: Pexels/Reprodução)

2. Florestas temperadas

São florestas constituídas por árvores, arbustos, herbáceas e rasteiras. Entre suas principais características estão a perda de folhas durante o outono e inverno, e o ressurgimento na primavera. Ocorrem na Europa, Ásia e América do Norte.

3. Savana

A cobertura vegetal das savanas é majoritariamente rasteira, com ervas, arbustos e gramíneas, e apresenta poucas e isoladas árvores. Ocorre em climas muito quentes com relevo plano. Temos exemplos na África, Oceania, e no Brasil com o cerrado.

Savana africana. (Fonte: Pexels/Reprodução)
Savana africana. (Fonte: Pexels/Reprodução)

4. Deserto

A vegetação dos desertos é escassa e composta predominantemente de gramíneas e arbustos. Também ocorre o desenvolvimento de plantas xerófitas (adaptadas à falta de água) como os cactos. Encontramos exemplos em regiões quentes como a África, Ásia, América do Norte e Oceania, e exemplos frios na América do Norte e na Ásia, como o deserto de Gobi.

5. Tundra

A tundra ocorre nos lugares mais frios do planeta, próxima ao Círculo Polar Ártico. Devido aos fortes ventos, raramente plantas altas se desenvolvem. Por isso, a vegetação é composta de ervas, gramíneas e musgos. Encontramos exemplos de tundra na Rússia, Groenlândia e Finlândia.

6. Taiga

Também é um tipo de vegetação que ocorre em climas extremamente frios, mas, neste caso, existe o desenvolvimento de altas árvores coníferas. Por isso, a taiga também é chamada de floresta conífera ou boreal. Ocorre em regiões de clima subpolar na América do Norte, Europa e Ásia.

Vegetação de taiga ou boreal. (Fonte: Pexels/Reprodução)
Vegetação de taiga ou boreal. (Fonte: Pexels/Reprodução)

7. Estepe

Uma vegetação que ocorre em climas áridos, temperado e subtropical. É composta de plantas rasteiras que ocupam imensas planícies. As principais plantas são ervas e gramíneas e costumam ser locais de transição entre savanas e desertos. Ocorrem na Europa, na América, na Ásia Central e na África. No Brasil também temos o exemplo de estepes no bioma Caatinga.

8. Pradaria

São semelhantes às estepes no fato de ser uma longa vegetação rasteira sem arbustos, mas com a diferença de ocorrerem em lugares úmidos, temperados e tropicais. No Brasil, temos o exemplo dos pampas, no Sul do País. Também ocorrem na Europa, Ásia, América do Sul e América do Norte.

9. Vegetação de altitude

São as vegetações de montanhas, que ocorrem em altitudes acima de 1,2 mil metros. Costumam ser rasteiras e reunir musgos, líquens e gramíneas adaptadas ao frio. Aparecem na América do Sul, em países como Peru, Bolívia e Chile, e na Europa.

10. Vegetação mediterrânea

Uma vegetação com muitas árvores, arbustos e herbáceas. Surge em climas temperados, aqueles com estações definidas, verões quentes e invernos frios e úmidos. Ocorrem na África, Europa, América do Norte, América do Sul e Oceania.

Fonte: Prepara Enem, Toda Matéria, Brasil Escola, Só Geografia, Mundo Educação. 

61505cookie-checkO que é vegetação?