O que é solidificação?

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

Se você mora na Região Sul do país, pode achar que a solidificação é o que acontece todos os dias a caminho da escola. Porém, se você colocar isso na prova de Química provavelmente será a sua nota que congelará.

Brincadeiras à parte, você conhece esse conceito? Confira aqui um resumo sobre a solidificação e por que ela é tão importante.

O que é a solidificação?

A solidificação é o processo de passagem do estado líquido para sólido. (Fonte: Shutterstock/Capable97/reprodução)
A solidificação é o processo de passagem do estado líquido para sólido. (Fonte: Shutterstock/Capable97/reprodução)

Lembra das aulas do Ensino Fundamental? Então, a solidificação é o processo de passagem de um elemento ou uma substância do estado líquido para o gasoso. Um exemplo bem cotidiano disso é o gelo que você deve ter em seu freezer.

Por que ela ocorre?

A solidificação é causada pela perda de calor e pelo aumento da pressão atmosférica. Mas quanto de calor é necessário perder?

Bom, isso varia de uma substância para outra. No caso da água, o gelo é formado sempre que 1 grama de água perde 80 calorias (que papo fitness, hein?). Nessas condições, as moléculas sofrem o processo de concentração que causa a solidificação. Aliás, vale a pena decorar essa relação da água, pois ela é a substância mais usada em exercícios sobre o tema.

Como ocorre o cálculo?

Existem formas de calcular como ocorre a solidificação. Graças a isso, você não precisa congelar tudo que vê pela frente para saber como esse processo funciona em cada substância. Tudo bem, seria emocionante, mas seus pais devem ter outro uso para a sua geladeira.

A fórmula para chegar ao ponto de solidificação de uma substância é Q = m. L. Nesse caso, Q se refere ao calor necessário para a solidificação de um corpo (um cubo de gelo, por exemplo), m é a massa e L é o calor latente.

Assim, 100 gramas de água precisam perder 8 mil calorias, ou 8 kcal, para virar gelo. Exercícios como esse podem aparecer em algumas provas.

Solidificação e congelamento são a mesma coisa?

Os metais têm um ponto térmico de solidificação mais elevado do que o da água. (Fonte: Shutterstock/Panksvatouny/reprodução)
Os metais têm um ponto térmico de solidificação mais elevado do que o da água. (Fonte: Shutterstock/Panksvatouny/reprodução)

Solidificação e congelamento não são o mesmo processo. Como a água costuma ser usada na explicação, é possível acreditar que ambos são sinônimos, mas é importante diferenciar os conceitos. 

Considere a panela de alumínio da sua casa. O metal está em estado de solidificação, mas nem por isso está congelado; aliás, mesmo se submetê-lo ao fogo, ele não se liquidifica. Isso ocorre porque o ponto de passagem entre os estados sólido e líquido em cada substância é diferente. Portanto, nada de confundir solidificação com congelamento, certo?

Por que a água é tão utilizada nos exemplos?

Existem duas razões pelas quais a água é tão utilizada para se compreender a solidificação. A primeira é que ela é um elemento universal: praticamente todo mundo tem proximidade com seu mecanismo.

Mas também há ainda outro motivo pelo qual a água é interessante: o processo de solidificação dela tem uma particularidade. De modo geral, as substâncias têm uma diminuição de volume proporcional em todo o processo, mas a água tem uma faixa de exceção: entre os 0 °C e os 4 °C, o volume da água aumenta em vez de retrair. Isso ocorre por conta de sua organização molecular, em que o hidrogênio se comporta de modo diferenciado. Ele é como aquele seu amigo “diferentão do rolê”.

Fonte: Educamais Brasil. 

60551cookie-checkO que é solidificação?