O que é gabarito?

Gabarito é um modelo com as respostas corretas de uma prova e, normalmente, é utilizado para a correção de provas de múltipla escolha. Convencionou-se que, na maioria das provas de seleção ou dos concursos públicos, após o término desses testes, os candidatos podem levar consigo suas respostas anotadas para ter uma forma de correção, conferência e controle quando o gabarito é divulgado.

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

Gabarito comum de concursos. (Fonte: FrameAngel/Shutterstock/Reprodução)
Gabarito comum de concursos. (Fonte: FrameAngel/Shutterstock/Reprodução)

Comumente, o gabarito é divulgado em duas etapas: o preliminar é disponibilizado pouco tempo após o término da realização da prova e, depois da interpelação de recursos, é disponibilizado o oficial. 

Esse tempo serve para que os candidatos possam questionar questões que estejam malfeitas ou julgar respostas como erradas ou dúbias. Em 2020, no gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, foram anuladas 2 questões da prova.

Gabarito do Enem

Desde 2009, o Enem é composto de 4 provas objetivas e 1 redação. Os gabaritos preenchidos pelos alunos são corrigidos por um sistema bem complexo: uma empresa especializada realiza a leitura dos cartões-respostas dos candidatos de forma computadorizada e, depois disso, os dados são enviados para uma equipe especializada em estatística, psicometria e matemática, que executa a análise chamada de TRI (teoria de resposta ao item). 

O que é TRI?

Esse modelo atribui diferentes pesos a cada questão, de acordo com a dificuldade de cada item e diferencia as respostas dos candidatos para tentar evitar os acertos casuais, os chamados “chutes”. 

Basicamente, o método funciona assim: se um candidato errou todas as questões mais fáceis de matemática e acertou a mais difícil, é provável que tenha acertado por chute, então uma nota diferente é atribuída. Por isso, números de acertos iguais não correspondem a notas iguais.

Inep, órgão responsável pela elaboração e aplicação do Enem. (Fonte: ArthursPhotosbr/Shutterstock/Reprodução)
Inep, órgão responsável pela elaboração e aplicação do Enem. (Fonte: ArthursPhotosbr/Shutterstock/Reprodução) 

Como não existe um valor específico para cada questão, não há um número exato do total de pontos atribuídos para a prova como um todo. O que mais importa, na verdade, é a média de pontuação e o peso de cada área de conhecimento. 

Como o Enem é uma forma de processo seletivo para ingressar em diversas instituições de Ensino Superior, a performance em cada matriz pode ter um peso diferente conforme a escolha do curso feita pelo candidato.

Redação do Enem

Obviamente, a redação não tem um “gabarito”, mas métodos de controle são utilizados para garantir uma nota justa aos participantes. As redações são julgadas por pelo menos 2 avaliadores, que atribuem uma nota de 0 a 1000 pontos de acordo com os seguintes critérios:
– compreensão do tema, aplicação de conceitos e capacidade de dissertar e argumentar;

Cada um desses tópicos é pontuado de 0 a 200 por cada avaliador. Caso a diferença entre as pontuações seja muito grande, um 3° avaliador é chamado para desempatar.

As redações só são zeradas nos casos em que os candidatos:

Fonte: Dicas Vestibulares, Significados.com, INEP, Brasil Escola, G1, Mundo Vestibular, Correio Braziliense.

56791cookie-checkO que é gabarito?