Texto Narrativo: conheça tudo do gênero textual

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

O texto narrativo não tem como objetivo estabelecer um argumento ou convencer o leitor de algo, mas sim contar uma história por meio de uma sequência de ações. A produção pode ser baseada em ações reais ou ter saído diretamente da mente do autor.

O mais importante do texto narrativo, no entanto, são as características da narração. Hoje, não existem muitos vestibulares que cobram esse gênero textual, porém saber como escrevê-lo pode ajudá-lo a analisar narrativas e compreender melhor o seu valor.

Confira como é a estrutura da narrativa e saiba tudo o que precisa para escrever um texto narrativo.

Elementos da narrativa

(Fonte: Shutterstock)

Antes de falar da estrutura da narrativa, temos que estabelecer o que será colocado nela, ou seja, os elementos principais dos textos. Em geral, o gênero textual narrativo carrega os seguintes elementos:

1. Narrador

É aquele que narra a história, pode ser classificado como:

2. Personagens

São aqueles que agem dentro da narrativa, seja como elementos centrais da trama (como o protagonista e o antagonista), seja como elementos adicionais (coadjuvantes).

3. Enredo

É a estrutura, ou seja, como as ações se desenrolam no texto narrativo. Um enredo pode ser linear, não linear, psicológico ou cronológico.

4. Tempo

Quando essa narrativa acontece? Por quanto tempo essas ações duram? Isso é o que delimita o espaço de tempo na história.

5. Espaço

Onde essa história se passa? Ela pode ocorrer em um ambiente físico, social ou psicológico.

Entendendo os cinco elementos básicos do texto narrativo, podemos começar a pensar em sua estrutura fundamental. Assim como todo gênero textual, o narrativo deve ter começo, meio e fim.

Estrutura do texto narrativo

1. Apresentação

A introdução de uma narrativa, onde o autor apresenta um ou mais personagens, o local e o tempo em que a história acontecerá.

2. Desenvolvimento

As ações dos personagens começam a acontecer. No geral, é o ponto em que pode acontecer qualquer coisa. O mais importante é que essas ações levem à próxima parte da estrutura do texto narrativo.

3. Clímax

O ponto alto de uma narrativa ou o mais emocionante. Normalmente, é o momento pelo qual os personagens estão esperando.

4. Desfecho

A conclusão da história, onde os conflitos são resolvidos.

Os elementos básicos da narrativa, assim como sua estrutura, são os pontos mais importantes a serem analisados quando se estuda ou escreve o gênero textual narrativo. Mas o discurso narrativo também traz suas peculiaridades.

Tipos de discurso narrativo

Existem três tipos de discurso narrativo:

Agora que você já conhece todos os elementos do texto narrativo, é hora de descobrir como começar a escrever o seu.

Dicas para escrever um texto narrativo

(Fonte: Shutterstock)

O texto narrativo exige uma dose de criatividade, mas também é preciso analisar e entender sua estrutura. Preste atenção nesses detalhes para escrever um bom texto.

Inscreva-se para o vestibular do Mackenzie

2742cookie-checkTexto Narrativo: conheça tudo do gênero textual