Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie
O texto narrativo não tem como objetivo estabelecer um argumento ou convencer o leitor de algo, mas sim contar uma história por meio de uma sequência de ações. A produção pode ser baseada em ações reais ou ter saído diretamente da mente do autor.
O mais importante do texto narrativo, no entanto, são as características da narração. Hoje, não existem muitos vestibulares que cobram esse gênero textual, porém saber como escrevê-lo pode ajudá-lo a analisar narrativas e compreender melhor o seu valor.
Confira como é a estrutura da narrativa e saiba tudo o que precisa para escrever um texto narrativo.
Antes de falar da estrutura da narrativa, temos que estabelecer o que será colocado nela, ou seja, os elementos principais dos textos. Em geral, o gênero textual narrativo carrega os seguintes elementos:
É aquele que narra a história, pode ser classificado como:
São aqueles que agem dentro da narrativa, seja como elementos centrais da trama (como o protagonista e o antagonista), seja como elementos adicionais (coadjuvantes).
É a estrutura, ou seja, como as ações se desenrolam no texto narrativo. Um enredo pode ser linear, não linear, psicológico ou cronológico.
Quando essa narrativa acontece? Por quanto tempo essas ações duram? Isso é o que delimita o espaço de tempo na história.
Onde essa história se passa? Ela pode ocorrer em um ambiente físico, social ou psicológico.
Entendendo os cinco elementos básicos do texto narrativo, podemos começar a pensar em sua estrutura fundamental. Assim como todo gênero textual, o narrativo deve ter começo, meio e fim.
A introdução de uma narrativa, onde o autor apresenta um ou mais personagens, o local e o tempo em que a história acontecerá.
As ações dos personagens começam a acontecer. No geral, é o ponto em que pode acontecer qualquer coisa. O mais importante é que essas ações levem à próxima parte da estrutura do texto narrativo.
O ponto alto de uma narrativa ou o mais emocionante. Normalmente, é o momento pelo qual os personagens estão esperando.
A conclusão da história, onde os conflitos são resolvidos.
Os elementos básicos da narrativa, assim como sua estrutura, são os pontos mais importantes a serem analisados quando se estuda ou escreve o gênero textual narrativo. Mas o discurso narrativo também traz suas peculiaridades.
Existem três tipos de discurso narrativo:
Agora que você já conhece todos os elementos do texto narrativo, é hora de descobrir como começar a escrever o seu.
O texto narrativo exige uma dose de criatividade, mas também é preciso analisar e entender sua estrutura. Preste atenção nesses detalhes para escrever um bom texto.
Inscreva-se para o vestibular do Mackenzie