Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie
Cada gênero textual tem suas características e seus formatos, sempre com objetivos diferentes. De forma resumida, no texto expositivo, o foco é a informação e o objetivo é apresentar algo ao leitor.
Não importa se é uma ideia ou um tema. O essencial é que durante a leitura seja possível identificar exatamente sobre o que se fala, ou seja, todas as informações básicas, as mais importantes, devem estar listadas.
O texto dissertativo-expositivo é um dos gêneros textuais cobrados em provas, como vestibulares. Quer saber mais sobre o texto dissertativo-expositivo? Preparamos todas as informações essenciais para você conhecer e elaborar esse tipo de texto.
O que é texto dissertativo-expositivo?
O texto dissertativo-expositivo é um espaço de transmissão de ideia, no qual se explana sobre um tema, apresentando informações, características e descrevendo o que é necessário para o leitor entender o assunto tratado. É um tipo textual conhecido pela objetividade, além de ser esclarecedor.
Esse texto é muito importante durante a vida acadêmica, sendo utilizado em apresentações de seminários, por exemplo, e em artigos científicos. É um recurso que permite a transmissão de ideias de forma acessível e objetiva.
Características do texto dissertativo-expositivo
O primeiro passo para executar ou identificar um tipo textual é conhecer o seu formato. Todo texto tem características essenciais que permitem seu reconhecimento, sem que seja necessária uma análise mais profunda.
Esses aspectos também permitem que seja mais simples executar a escrita de um texto. As principais características do texto dissertativo-expositivo são:
- inicie o texto com uma introdução em que você apresentará o assunto abordado e definirá o ponto de vista defendido ao longo da redação;
- o tema principal é evidente e não precisa ser buscado pelo leitor, que compreende, já nas primeiras linhas, sobre o que se trata;
- tem uma grande quantidade de detalhes, recurso que permite ao leitor compreender melhor o tema;
- é, principalmente, expositivo, relatando o assunto para o leitor.
Dicas para um bom texto dissertativo-expositivo
Para escrever um bom texto dissertativo-expositivo, existem algumas dicas básicas que auxiliam na construção da estrutura e, ao mesmo tempo, permitem que o sucesso seja alcançado: inicie o texto com uma introdução em que você apresentará o assunto abordado e definirá o ponto de vista defendido ao longo da redação;
- redija um desenvolvimento no qual você discorrerá sobre todos os aspectos que envolvem o tema em questão;
- finalize seu texto, na conclusão, com uma síntese, ou seja, retomando de maneira resumida o que foi apresentado;
- preocupe-se com a coesão e a coerência da sua redação, pois um texto “sem pé nem cabeça” impede que o leitor compreenda o assunto, dificulta a leitura e compromete a informação;
- entenda bem sobre o que está escrevendo e encontre bons pontos para embasar sua argumentação;
- siga uma ordem lógica para construir o texto de forma estruturada;
- lembre-se de reler e reescrever o texto sempre que preciso.
Agora que você já sabe tudo sobre o gênero textual dissertativo-expositivo, é hora de treinar. Não se esqueça de manter uma rotina de escritas e desenvolver sempre suas habilidades.