Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie
Entre os tipos textuais, o texto dissertativo-argumentativo é o mais conhecido pelos candidatos ao vestibular. Ele consiste em uma defesa de ideias a partir de argumentos, exemplos e explicações — ou seja, uma dissertação — com o objetivo de convencer quem está lendo com uma argumentação.
É um texto muito comum nos vestibulares e até o momento é o tipo pedido na redação do Enem. A questão tem a proposta de um tema sobre o qual você discorrerá, normalmente relacionado a problemas comuns no Brasil.
Confira algumas características do texto dissertativo-argumentativo e saiba como fazer o seu.
Estrutura
Todos os tipos textuais têm um tipo específico de estrutura que ajuda quem está escrevendo a se organizar e colocar no papel tudo o que precisa abordar. Veja o que deve estar presente em cada parte.
Introdução
No começo do texto, deve ser apresentado o assunto abordado e qual ponto de vista será defendido ao longo da redação. Nesse momento, não é preciso argumentar ou dar exemplos, pois a introdução serve para iniciar o assunto e definir qual será a abordagem.
Nas redações de vestibular ou do Enem, que costumam exigir pelo menos 30 linhas, recomenda-se que a introdução não passe de 6.
Desenvolvimento
Trecho em que se apresentam e se exploram os diversos argumentos que apoiam a abordagem. As justificativas devem ser expostas de modo lógico, o que pode ser feito de diversas maneiras:
- relações de causa e consequência;
- exposição de pontos positivos e pontos negativos;
- argumentação principal com diversas explicações auxiliares;
- exposição de fatos comprovados, dados estatísticos, pesquisas e estudos (dica: em redações de vestibular, os textos de apoio costumam trazer esses dados);
- citação ou depoimento de figuras renomadas;
- alusões a fatos históricos, culturais ou consensuais.
Esses tipos de argumentação, quando apresentados de forma coerente, com uma linguagem clara e incisiva, conferem veracidade ao texto. O objetivo é que você trate o assunto com assertividade e exponha o ponto de vista defendido de maneira que seja difícil haver contra-argumentos.
No desenvolvimento, você também pode usar perguntas retóricas e referências que prendam a atenção do leitor.
Conclusão
A conclusão apresenta a proposta de solução. Nesse caso, é importante sugerir respostas detalhadas, com ações, agentes, meios e objetivos específicos, mostrando que seria possível aplicá-las.
Dicas para o texto dissertativo-argumentativo
Confira algumas dicas para escrever o seu texto dissertativo-argumentativo e tirar uma boa nota na redação do vestibular.
- Planeje-se com um rascunho antes de começar a escrever, decidindo todos os seus argumentos.
- Aplique os conectivos do português, como “porque”, “pois”, “no entanto”, “entretanto”, “assim como” etc.;
- Use sempre a norma padrão da língua portuguesa.
- Preste atenção aos elementos de coesão e coerência.
- Respeite as regras da redação, desde o número de linhas até o modo de apresentação dos argumentos.
Com essas dicas e a estrutura em mente, você pode escrever um texto dissertativo-argumentativo convincente que vai garantir uma boa nota no vestibular.
Inscreva-se para o vestibular do Mackenzie