Tudo sobre o texto dissertativo-argumentativo

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Entre os tipos textuais, o texto dissertativo-argumentativo é o mais conhecido pelos candidatos ao vestibular. Ele consiste em uma defesa de ideias a partir de argumentos, exemplos e explicações — ou seja, uma dissertação — com o objetivo de convencer quem está lendo com uma argumentação.

É um texto muito comum nos vestibulares e até o momento é o tipo pedido na redação do Enem. A questão tem a proposta de um tema sobre o qual você discorrerá, normalmente relacionado a problemas comuns no Brasil.

Confira algumas características do texto dissertativo-argumentativo e saiba como fazer o seu.

Estrutura

(Fonte: Giphy)

Todos os tipos textuais têm um tipo específico de estrutura que ajuda quem está escrevendo a se organizar e colocar no papel tudo o que precisa abordar. Veja o que deve estar presente em cada parte.

Introdução

No começo do texto, deve ser apresentado o assunto abordado e qual ponto de vista será defendido ao longo da redação. Nesse momento, não é preciso argumentar ou dar exemplos, pois a introdução serve para iniciar o assunto e definir qual será a abordagem.

Nas redações de vestibular ou do Enem, que costumam exigir pelo menos 30 linhas, recomenda-se que a introdução não passe de 6.

Desenvolvimento

Trecho em que se apresentam e se exploram os diversos argumentos que apoiam a abordagem. As justificativas devem ser expostas de modo lógico, o que pode ser feito de diversas maneiras:

Esses tipos de argumentação, quando apresentados de forma coerente, com uma linguagem clara e incisiva, conferem veracidade ao texto. O objetivo é que você trate o assunto com assertividade e exponha o ponto de vista defendido de maneira que seja difícil haver contra-argumentos.

No desenvolvimento, você também pode usar perguntas retóricas e referências que prendam a atenção do leitor.

Conclusão

A conclusão apresenta  a proposta de solução. Nesse caso, é importante sugerir respostas detalhadas, com ações, agentes, meios e objetivos específicos, mostrando que seria possível aplicá-las.

Dicas para o texto dissertativo-argumentativo

(Fonte: Giphy)

Confira algumas dicas para escrever o seu texto dissertativo-argumentativo e tirar uma boa nota na redação do vestibular.

Com essas dicas e a estrutura em mente, você pode escrever um texto dissertativo-argumentativo convincente que vai garantir uma boa nota no vestibular.

Inscreva-se para o vestibular do Mackenzie

2716cookie-checkTudo sobre o texto dissertativo-argumentativo