Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie
Os vestibulares objetivam avaliar as competências dos candidatos, a fim de selecionar aqueles que melhor se encaixam no perfil que a instituição acadêmica procura.
Uma dessas habilidades é a capacidade de interpretação, pois, por meio dela, os concorrentes conseguem demonstrar pensamento crítico, capacidade de raciocínio, expressão, leitura e escrita. Por isso, explicaremos como o processo de interpretação acontece e daremos algumas dicas para treiná-la para o vestibular.
A hermenêutica, ramo da Filosofia que estuda a interpretação de texto, defende que o processo interpretativo ocorre a partir de três etapas:
A experiência sensorial pode fazer a diferença na hora de treinar a interpretação para o vestibular. A possibilidade de virar páginas, fazer anotações e controlar o material fisicamente ajuda a compreender melhor o texto, ter empatia e reter informações por mais tempo.
Outra razão para estudar com objetos impressos é se afastar de aparelhos eletrônicos que podem desviar a atenção, uma vez que a maioria deles possibilita o acesso a redes sociais ou aplicativos que podem dificultar o processo interpretativo.
O tempo investido para treinar a leitura e a interpretação textual deve ser reservado apenas para essa atividade, pois ela exige concentração total. Assim, é indicado ler com calma, devagar, voltar trechos complicados, fazer anotações e realizar pesquisas.
Uma das maiores dificuldades dos vestibulandos é conseguir focar apenas essa atividade, pois, com a internet, é cada vez mais comum o contato apenas com textos resumidos e informações superficiais que não requerem concentração total. Portanto, para estudar para o vestibular, procure sempre produções longas e complexas e leia-as com bastante calma.
Uma das partes mais importantes do processo de leitura é conhecer novas expressões; então, quando se deparar com termos desconhecidos, destaque-os. Procure entendê-los dentro do contexto em que foram utilizados e depois busque seu significado de forma isolada, assim terá certeza de que a sua interpretação está correta e conhecerá os diversos sentidos daquela palavra.
Na dica anterior, sugerimos que você destaque e procure o significado de novas palavras. Para isso, é importante sempre ter um dicionário por perto, pois assim a busca pelos novos conceitos é mais fácil; e, com o tempo, o seu vocabulário estará tão desenvolvido que você não precisará mais fazer tantas consultas.
Uma forma de praticar a interpretação é ler, resumir, questionar e interpretar um parágrafo por vez. Desse modo, você compreende todas as partes do texto e pode juntá-las no fim, como se fosse um quebra-cabeça.
Uma boa técnica para saber se compreendeu a mensagem de verdade é escrever paráfrases sobre ela, ou seja, recontar o que está escrito, mas com outras palavras. Se você conseguir reproduzir as ideias do autor de outra forma, provavelmente compreendeu todos os conceitos e as informações originais.
É importante prestar bastante atenção se a paráfrase está fiel às ideias originais, pois é comum fazer suposições sobre o que o autor está falando, e o objetivo não é esse. Uma boa paráfrase é feita apenas com base no que o autor colocou no papel.
A habilidade de interpretar de forma eficaz só pode ser alcançada por meio da leitura, então quanto mais esse hábito for alimentado, melhor será a sua habilidade para escrever, ler e interpretar. Assim, reserve sempre um tempo do seu dia para ler e interpretar textos teóricos e complexos.
Inscreva-se para o vestibular do Mackenzie