Conheça os 4 principais erros no uso de conectivos

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

Os conectivos são expressões ou palavras que têm como função interligar as frases, períodos, orações e parágrafos para proporcionar uma organização e sequência de ideias. Portanto, eles são elementos essenciais no desenvolvimento dos textos, pois estão intimamente relacionados com a coesão textual.

Essa função é exercida, principalmente, pelas conjunções, uma classe de palavra que é invariável e serve para conectar dois termos de mesma função sintática ou orações. Entretanto, alguns advérbios, locuções adverbiais, pronomes, expressões adjetivas e até preposições podem desempenhar esse papel.

Esses elementos podem ser usados para conferir intenções variadas ao texto, como prioridade, relevância, tempo, comparação, condição, adição, dúvida, certeza, ênfase, surpresa, ilustração, propósito, lugar, conclusão, explicação, oposição etc.

Caso sejam mal utilizados, os conectivos podem diminuir a capacidade de compreensão da mensagem ou distorcê-la, comprometendo o sentido do texto e gerando uma nota baixa na redação do vestibular. Por isso, conheça os quatro principais erros cometidos no uso desse importante recurso linguístico.

1. Ausência

(Fonte: Tenor/Reprodução)

A ausência de conectivos pode comprometer a coesão de um texto, ou seja, a lógica da mensagem expressada. Desse modo, a falta de palavras que possam ligar frases e períodos também pode deixar uma redação truncada. Para entender melhor, compare os parágrafos abaixo.

Frases sem ligação dificultam o entendimento das ideias. É necessário utilizar palavras e expressões para criar conexões entre períodos, orações, frases e parágrafos. Os elementos de ligação ajudam a demonstrar a sequência de ideias. Eles dão coesão ao texto.

Frases sem ligação dificultam o entendimento das ideias. Por isso, é necessário utilizar palavras e expressões para criar conexões entre períodos, orações, frases e parágrafos. Esses elementos de ligação ajudam a demonstrar a sequência de ideias e dão coesão ao texto.

2. Excesso

(Fonte: Tenor/Reprodução)
(Fonte: Tenor/Reprodução)

O excesso de conectivos é também prejudicial ao entendimento do texto. Muitos elementos de ligação utilizados em um mesmo trecho da redação podem deixar o sentido confuso, dificultando o entendimento de qual é a hierarquia e a relação entre as ideias.

Observe:

Como a redação, entretanto, pode ficar confusa, deverá, além disso, ser reescrita para não prejudicar o sentido do texto. Por isso, o aluno, dessa maneira, deve ficar atento à escrita da redação.

Os conectivos “como”, “entretanto”, “além disso”, “por isso” e “dessa maneira” estão em excesso. O ideal é utilizar apenas uma dessas palavras em cada frase, como abaixo.

Como a redação pode ficar confusa, deve ser reescrita para não prejudicar o sentido do texto. Dessa maneira, o aluno deve ficar atento a essa escrita.

3. Períodos longos

(Fonte: Tenor/Reprodução)
(Fonte: Tenor/Reprodução)

A utilização desnecessária de conectivos pode deixar períodos com uma extensão muito longa, causando confusão e desconexão das ideias. Dessa forma, é recomendável separar as frases em períodos menores para garantir uma fluidez agradável na redação. Confira os dois exemplos a seguir e veja como uma boa divisão dos períodos pode ajudar na compreensão da ideia.

Os conectivos são muito úteis para promover a coesão textual, que é um elemento fundamental para deixar um texto agradável, pois permitem que o leitor consiga entender o encadeamento de ideias, mas, quando usados de forma inadequada, podem deixar um parágrafo bem confuso.

Os conectivos são muito úteis para promover a coesão textual, que é um elemento fundamental para deixar um texto agradável. Eles permitem que o leitor consiga entender o encadeamento de ideias, mas, quando usados de forma inadequada, podem deixar um parágrafo bem confuso.

4. Uso do conectivo errado

(Fonte: Tenor/Reprodução)
(Fonte: Tenor/Reprodução)

O uso de um conectivo inadequado pode deixar um parágrafo com um sentido dúbio, gerando dúvida no leitor. Isso deve ser evitado, pois pode alterar a forma de outras palavras e comprometer o entendimento geral da redação. Verifique a frase abaixo.

Como os conectivos são essenciais para dar coesão, o uso deles pode ser realizado de maneira inadequada.

Embora os conectivos sejam essenciais para dar coesão, o uso deles pode ser realizado de maneira inadequada.

Fonte: Educa mais Brasil, Revista Galileu, Brasil Escola, Toda Matéria.

Você sabe usar corretamente os conectivos?

Faça o teste a seguir e descubra!

1. Qual é a função de um elemento conectivo no texto?

A. Unir as orações presentes no texto.
B. Conferir fluidez ao texto.
C. Proporcionar a organização textual.
D. Dar intenções variadas ao texto.
E. Todas as opções.

Correto!

Errado!

2. Complete a lacuna com o conectivo adequado: “Estamos no verão, ___, fará muito calor”.

A. No entanto.
B. Pois.
C. Logo.
D. Mesmo que.
E. Embora.

Correto!

Errado!

3. “Uma vez que o menino foi à escola, consequentemente aprendeu muitas coisas novas”. Existe alguma inadequação nessa frase? Se sim, por quê?

A. Sim, por ausência de elementos conectivos.
B. Sim, pois o tamanho da frase deixa-a confusa.
C. Sim, pois os conectivos utilizados são impróprios para o sentido pretendido com a frase.
D. Sim, por uso excessivo de conectivos.
E. Não está inadequada.

Correto!

Errado!

4. “Minha prima convidou os familiares para sua festa de aniversário. Todos os amigos da minha prima foram convidados”. Qual é a inadequação presente neste trecho?

A. Ausência de elementos conectivos.
B. Os conectivos utilizados são impróprios para o sentido pretendido com a frase.
C. Uso excessivo de conectivos.
D. As frases estão muito longas, dificultando a compreensão.
E. O trecho não está inadequado.

Correto!

Errado!

5. Para adequar a frase da questão anterior, poderíamos usar um conectivo que expresse:

A. Oposição de ideias.
B. Condição.
C. Explicação.
D. Relevância.
E. Adição de informações.

Correto!

Errado!

Compartilhe esse quiz para mostrar seus resultados !

Subscribe to see your results

Você sabe usar corretamente os conectivos?

Eu acertei %%score%% de %%total%%

%%description%%

%%description%%

Loading…

55350cookie-checkConheça os 4 principais erros no uso de conectivos