Como aproveitar ao máximo o ambiente da universidade

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Ingressar em uma universidade é o primeiro passo para construir um futuro brilhante. Nas aulas, você vai aprender o necessário para entrar preparado no mercado de trabalho. Porém, a universidade não acontece só em sala de aula. Existem diversas outras maneiras de aproveitar esse ambiente da melhor forma possível. Veja alguns exemplos abaixo.

Participe de grupos de pesquisa

(Fonte: Giphy)

Prestar atenção nas aulas e fazer o que é solicitado é a base para compreender o setor em que você vai entrar quando sair da faculdade, mas participar de grupos de pesquisa é dar um passo à frente nessa compreensão. Eles permitem que você aplique, na prática, o que aprendeu em sala de aula, além de testar novos métodos, desenvolver as próprias teses e desbravar sua área de conhecimento.

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Procure oportunidades de iniciação científica ou participe de projetos de extensão, que auxiliam também a comunidade. O envolvimento com pesquisa ajuda, inclusive, a ingressar em uma pós-graduação no futuro.

Vá aos eventos

(Fonte: Giphy)

Congressos, encontros, simpósios e palestras são ótimas oportunidades de se aprofundar mais em sua área de estudo e aproveitar tudo o que a faculdade tem para oferecer. Nas oficinas, você aprende na prática novas técnicas e teorias. Já nas palestras, ouve em primeira mão as novas descobertas do seu ramo.

Aproveite esses momentos para conversar com colegas e com profissionais experientes da sua área. É uma ótima oportunidade para fortalecer seu networking!

Faça cursos de idiomas

(Fonte: Giphy)

Falar um segundo idioma é uma demanda muito comum no mercado de trabalho, não importa a sua área. Muitas universidades oferecem cursos de graça para os alunos, ou cobram quantias módicas para quem é estudante. Então, informe-se a respeito disso onde você está matriculado.

Se não for o caso, procure saber se você pode frequentar as aulas de idiomas que normalmente são oferecidas para os alunos do curso de Letras. Vale a pena tentar!

Embarque em um intercâmbio

(Fonte: Giphy)

Estudar em outro país é um sonho para muitas pessoas, e ele pode se tornar realidade se sua universidade tiver convênios com instituições estrangeiras. Normalmente, você precisa passar por um processo seletivo para ser aceito em um programa de intercâmbio.

Escolha o destino no site da sua universidade, leia o edital com atenção e faça sua inscrição. Essa é uma ótima oportunidade de viver imerso em outra cultura, aprender outra língua e incrementar seu currículo!

Seja um monitor

(Fonte: Giphy)

Monitores ou tutores são alunos que se destacaram em uma disciplina e, por isso, atuam como ajudantes do professor dessa disciplina no semestre seguinte. Eles ajudam os novos alunos, dão aulas de reforço e, de quebra, também ganham benefícios — desde horas extras até uma remuneração.

Essa é uma oportunidade excelente para reforçar o que você já aprendeu, entender melhor a matéria e adquirir experiência com ensino e trabalho em equipe.

Procure um programa de empreendedorismo

(Fonte: Giphy)

Muitas instituições têm empresas júnior ou incubadoras para incentivar o empreendedorismo na universidade. Nesses contextos, você aprende na prática questões de gestão, liderança e trabalho em equipe, tendo contato direto com o mercado de trabalho. E essa experiência valoriza muito o seu currículo!

Participe dos grupos

(Fonte: Giphy)

Diretórios e centros acadêmicos, ou mesmo grupos esportivos, são ótimas maneiras de conhecer pessoas novas, aumentar seu networking, aprender a trabalhar em grupo e criar um bom senso de gestão e organização. Se você se interessa por alguma dessas questões, vale a pena investir seu tempo!

Visite sempre a biblioteca

(Fonte: Giphy)

Muitos alunos procuram online os livros e textos e nunca visitam a biblioteca da faculdade. Outros só pesquisam na biblioteca aquilo que é pedido. No entanto, bibliotecas de universidades são acervos valiosos, com materiais que não são encontrados em qualquer outro lugar. Aproveite essa oportunidade e leia mais do que é solicitado.

Aproveitar seu tempo na universidade não significa apenas ir às aulas, mas sim participar de tudo o que ela pode oferecer, desde conversas no corredor com professores até simpósios internacionais fora do país. Mantenha-se informado e faça essa época valer a pena!

Confira mais dicas para se dar bem no vestibular

1440cookie-checkComo aproveitar ao máximo o ambiente da universidade