Como aprender matemática do zero?

O Brasil apresentou péssima performance no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), programa que analisa dados sobre a educação pelo mundo afora. A análise classifica a média dos alunos em 6 níveis, e, em matemática, o Brasil ficou no segundo pior patamar, abaixo do que a classificação em leitura e ciências.

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

É normal ouvir histórias de alunos, que mesmo empenhados em aprender para o vestibular, têm muita dificuldade na disciplina. E não é de se estranhar, afinal que, mais do que algumas matérias, os conhecimentos matemáticos são bastante cumulativos, ou seja, se você não entendeu bem, ou não foi apresentado a alguns conceitos básicos, pode ser bem difícil avançar. 

Felizmente, aprender matemática do zero não é impossível e diversos professores especialistas dão dicas de como fazê-lo e como se preparar melhor para o Enem e outros vestibulares, mesmo que seja sozinho. Saiba por onde começar.

Não adianta partir para assuntos matemáticos complexos se o básico não estiver bem consolidado. (Fonte: fran_kie/Shutterstock/Reprodução)
Não adianta partir para assuntos matemáticos complexos se o básico não estiver bem consolidado. (Fonte: fran_kie/Shutterstock/Reprodução)

1. Busque se interessar pelo assunto 

Se nossa abordagem ao desafio de estudar matemática for ter raiva e desprezar os assuntos, o aprendizado será frustrante. A matemática é algo presente em cada detalhe da vida, por isso, tente uma abordagem mais receptiva e de “cabeça aberta” para, além de resolver problemas, entender os conceitos e a visão da matemática sobre o mundo.

2. Ter uma sólida matemática básica

Uma vez que você está disposto e animado para aprender, é a hora de voltar ao básico. É importante rever os conceitos mais fundamentais para construir uma base de compreensão sólida. Na educação formal os conceitos básicos são apresentados do ensino fundamental do 6º ao 9º ano. Depois, vá avançando as matérias mais complexas vistas no ensino médio. Um mapa dos tópicos que você precisa revisar é o seguinte:

Noções sobre conjunto e subconjuntos.

Sistema de numeração e números primos.

Operações de adição, multiplicação, subtração e divisão.

Expressões numéricas.

Múltiplos e divisores (MMC e MDC).

Frações e números decimais.

Sistema métrico (Medidas de volume, massa e comprimento).

Potenciação.

Radiciação (raiz quadrada).

Porcentagem.

Juros simples e compostos.

Média aritmética e ponderada;

Polinômios;

Figuras geométricas (ângulos, retas, paralelas, polígonos, triângulos, quadriláteros, circunferência e círculo).

Função do 1º grau e do 2º grau.

Razões trigonométricas e Trigonometria.

Funções logarítmica e exponencial.

Matrizes e determinantes.

Progressões (Geométrica e Aritmética).

Análise combinatória e Probabilidade.

Geometria plana, espacial e analítica.

3. Estude a teoria!

Na hora de estudar matemática, não caia na armadilha de apenas resolver equações e exercícios. Lembre-se de que a prova do Enem, e de vários outros vestibulares, está ficando cada vez mais contextualizada. Então, é importante entender as teorias e saber extrair os dados das informações fornecidas.

4. Exercite o cérebro constantemente

Sabe aquela péssima sensação de ter entendido uma matéria e mais tarde quando vai revisá-la não conseguir usar os conhecimentos? Pois é, só existe uma maneira de vencê-la: praticando! Sempre que estudar a teoria, dedique o mesmo tempo de leitura para fazer exercícios. 

5. Faça resumos

Fazer seus próprios resumos e anotações potencializa o estudo. (Fonte: fizkes/Shutterstock/Reprodução)
Fazer seus próprios resumos e anotações potencializa o estudo. (Fonte: fizkes/Shutterstock/Reprodução)

Uma das melhores maneiras de praticar e absorver os conteúdos é fazer os seus próprios resumos e anotações. Atualmente, com a facilidade para conseguir aulas online gratuitas, resumos e conteúdos, é muito fácil só ler ou ouvir algo e achar que você captou tudo. 

Mas ler ou ouvir e produzir sínteses é uma maneira muito mais eficaz de aprender, porque você precisa fazer o conteúdo fazer sentido para escrevê-lo, como se você estivesse explicando-o para alguém. Então, por mais bonito que sejam os resumos na internet, invista tempo em produzir suas próprias anotações.

6. Aplique a matemática no seu dia a dia

Se você chegou até aqui, é a hora de fazer a matemática ter sentido no seu dia a dia. Seja no mercado, seja na vida financeira, ou ao analisar formas geométricas na sua cidade, tente lembrar dos conceitos que você sabe sobre o assunto. Essa é uma forma bastante eficaz de refrescar os conteúdos na sua cabeça sem precisar sentar-se e estudar.

Fonte: Estratégia Vestibulares, Gênio da Matemática, Superprof, Beduka, Guia do Estudante, Mundo Educação, CPT

56844cookie-checkComo aprender matemática do zero?