Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie
É comum ouvir o termo cidadania no dia a dia. Na televisão, nas redes sociais e até mesmo nas conversas com os amigos, muitas vezes a palavra entra em pauta. Mas você realmente sabe o que ela significa? Confira qual é o conceito de cidadania e por que é importante falar sobre esse assunto.
Cidadania é um conjunto de direitos e de deveres que devem ser seguidos por uma pessoa que vive em sociedade, sempre respeitando os seus espaços e o seu poder de intervir e modificar ambientes.
A palavra cidadania vem do latim civitas, que significa cidade. No passado, cidadão era a pessoa que pertencia a uma cidade, tendo obrigações e benefícios por viver naquela nação. Atualmente, o conceito de cidadania não está preso aos limites urbanos, também estando ligado ao compromisso dos indivíduos com a legislação vigente, como a liberdade de ir e vir.
Ser cidadão é fazer parte de uma sociedade e gozar de direitos civis, sociais e políticos de uma nação. Qualquer pessoa tem direito a vida, liberdade, propriedade e igualdade perante a lei.
Outros deveres garantidos a todos os indivíduos estão relacionados à participação no desenvolvimento da sociedade, por exemplo, tendo a possibilidade de votar. Além disso, é direito de todos ter acesso a educação, trabalho justo, saúde e um envelhecimento saudável e tranquilo.
A definição de como exercer cidadania está prevista na Carta Universal dos Direitos Humanos, que foi criada e assinada em 10 de dezembro de 1948. Após a brutalidade da Segunda Guerra Mundial, massacres e violações contra grupos sociais, a sociedade necessitava de um posicionamento oficial que pudesse conter e proteger de forma justa e em totalidade cada pessoa. Assim nasceu a Carta, que embora não seja 100% cumprida em alguns países e áreas de grandes guerras e conflitos, garante a proteção a milhares de cidadãos.
No Brasil, apenas em 1988 foi reconhecida a democracia. O feito ocorreu durante uma assembleia que visava garantir proteção aos cidadãos após os diversos anos de repressão devido à ditadura militar.
Para exercer cidadania, o cidadão precisa estar em pleno exercício da democracia, ou seja, participando da sociedade de maneira justa e igual para todos. Todas as pessoas podem desenvolver seu papel em relação à liberdade política e socioeconômica e exercer o cumprimento da lei.
Um indivíduo tem diversos direitos previstos na Constituição Federal, como fundamentais, iguais, liberdade de expressão e ser tratado com humanidade.
Toda pessoa também deve cumprir algumas normas, estando passiva a multas caso não as exerça. É dever do cidadão:
No Brasil, uma forma de acompanhar de perto os assuntos relacionados ao Estado e exercer seu direito de cidadão é através da página E-cidadania, criada pelo Senado Federal. Nela, o indivíduo pode consultas as votações que estão vigentes, ver as propostas, participar de debates, sugerir temas para políticas públicas e opinar sobre leis.
Os direitos humanos são uma espécie de garantia que todos os humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição, têm. Entre os principais se destacam o direito a vida e liberdade, liberdade de opinião e de expressão, acesso a trabalho e educação, entre muitos outros. Estabelecido na Constituição de 1988, o preceito prega que todas pessoas são iguais, sem discriminação.
Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie