Atletismo: saiba tudo sobre o esporte mais antigo do mundo

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

O futebol tem um lugar especial no coração dos brasileiros: o nosso país é pentacampeão mundial e tem boas chances de conquistar a sexta estrela na Copa do Mundo deste ano, no Qatar. Porém, existem diversos outros esportes que merecem ser mais conhecidos, como o atletismo.

Então corre aqui: é hora de saber tudo sobre esse esporte que tem conquistado cada vez mais adeptos.

O que é o atletismo?

A história do atletismo se confunde com a história das Olimpíadas. (Fonte: Shutterstock/Fifg/reprodução)
A história do atletismo se confunde com a história das Olimpíadas. (Fonte: Shutterstock/Fifg/reprodução)

O atletismo é um esporte que envolve três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. É por isso que, nas Olimpíadas, eles costumam acontecer todos juntos, em arenas com atividades simultâneas. Pelo mundo, existem 42 atividades atléticas, e 28 estão presentes nas Olimpíadas e nas Paralimpíadas.

Trata-se do esporte mais antigo do mundo. Realizadas há 23 séculos, as primeiras Olimpíadas da Grécia Antiga já contavam com as modalidades conhecidas hoje. É daí, aliás, que vem o nome atleta: o que hoje se aplica aos praticantes dos mais variados esportes designava os participantes das práticas do atletismo.

Confira as principais modalidades

Corrida

A regra da corrida é simples: ganha quem chegar mais rápido. Essa modalidade tem uma série de regras e, para cada variação, existem estratégias diferentes. As de curta distância exigem que o atleta tenha uma ótima disparada, e as de longa distância, que haja muito fôlego e autocontrole.

A pista de corrida dos estádios atléticos tem 8 raias e costumam ter 2 retas e 2 curvas que somam 400 metros. É por isso que muitas vezes elas têm estádios de futebol dentro de sua circunferência: o espaço interno é ideal para adaptar quadras de outros esportes.

A única exceção em relação à pista de atletismo ocorre na maratona. Como a prova é disputada por dezenas de atletas de uma só vez, ela é realizada na rua. Além disso, essa modalidade conta com longas distâncias, então isso significa que, se ela ocorresse em uma pista atlética, um corredor precisaria dar 100 voltas nela. 

Salto

Outro eixo importante do atletismo se refere aos saltos olímpicos. Existem diferentes formatos nas formas horizontal (salto em distância e salto triplo) e vertical (salto em altura e salto com vara).

As provas mais emocionantes costumam ocorrer no salto com vara. Antigamente, a prova usava instrumentos como o bambu. Hoje, com fibra de vidro e fibra de carbono, os resultados cresceram muito e exigem que o atleta consiga saltar mais de 6 metros.

Arremesso

Essa categoria inclui os lançamentos de martelo, disco e dardo, além do arremesso de peso. Eles são realizados dentro de áreas delimitadas (em geral, no interior da pista de corrida).

O Brasil tem um espaço importante nos arremessos. O atleta Darlan Romani está no top 10 da história de todas as Olimpíadas, tendo lançado uma bola de metal de 7,26 kg a 21,88 m.

Conheça alguns ícones brasileiros do atletismo

Maurren Maggi é uma das mais importantes atletas brasileiras. (Fonte: Shutterstock/Photoyh/reprodução)
Maurren Maggi é uma das mais importantes atletas brasileiras. (Fonte: Shutterstock/Photoyh/reprodução)

Romani não está sozinho. Existe uma série de nomes brasileiros na história do atletismo. Listamos a seguir alguns deles para inspirar quem está entrando agora no esporte.

Adhemar Ferreira da Silva

O primeiro nome da lista é um paulistano que abriu caminhos para o atletismo nacional. Na década de 1950, Adhemar Ferreira da Silva levou ouro nos jogos de Helsinque, Melbourne e Cidade do México.

Joaquim Cruz

Você pode já ter visto a foto de Joaquim Cruz dando a volta olímpica com a bandeira do Brasil nas costas. Essa imagem icônica retrata o ouro olímpico do atleta em Los Angeles em 1980.

Robson Caetano

Carioca, Robson Caetano é considerado o maior velocista do país. Coleciona medalhas conquistadas nas Olimpíadas e também em mundiais de corrida.

Vanderlei Cordeiro de Lima

Outra imagem icônica, mas dessa vez triste, vem das Olimpíadas de Atenas, em 2004, quando um irlandês invadiu o espaço de prova e derrubou Vanderlei Cordeiro de Lima, que liderava o percurso. Apesar desse contratempo infeliz, a carreira do atleta tem um longo histórico de vitórias: ele venceu as mais importantes maratonas do mundo.

Maurren Maggi

A primeira medalha olímpica de ouro em categorias femininas foi trazida por Maurren Maggi em 2008. Ela ainda detém o recorde mundial e faz pensar em quantas atletas igualmente competentes ainda são desconhecidas. 

Para se ter ideia de como as mulheres foram excluídas do esporte, o decreto n° 3199/41 do governo brasileiro estipulava que “às mulheres não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de ‘sua natureza'”.

Agora que você conhece a história do atletismo, que tal acompanhar as novidades sobre o esporte e o destaque que os atletas brasileiros têm conseguido a cada ano? 

Fonte: Ludopedio, Atletas Now, Mundo Educação, Mauren Maggi.

60891cookie-checkAtletismo: saiba tudo sobre o esporte mais antigo do mundo