Conheça as atividades econômicas do Brasil: setor primário, secudário e terciário

O Brasil é um país cheio de oportunidades para a realização de inúmeras atividades econômicas.

Em nosso território são desenvolvidos negócios nos setores primário, secundário e terciário, sendo que o último é o mais forte do país: é responsável por mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) e pela geração de 75% dos empregos.

Além dos três setores, o Brasil também tem importação, exportação, parcerias e desenvolvimento como atividades econômicas. Confira um pouco sobre cada uma delas baixo:

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

1. Setor primário

(Fonte: Shutterstock)

O setor primário é dividido em:

A agropecuária é o destaque, pois é responsável por cerca de 27% do PIB brasileiro e utiliza o solo para o cultivo de vegetais e a criação de animais como bovinos, caprinos, equinos, ovinos e suínos.

No que se refere às plantas, o Brasil é conhecido especialmente pela exportação de café, açúcar, álcool (também obtido a partir da cana-de-açúcar) e laranja para a obtenção de suco.

O complexo de soja e as carnes de boi e de frango são atividades econômicas que também apresentam um importante papel na economia brasileira.

Começando a estudar para o Enem? Nosso material te ajuda a organizar sua rotina. Baixe aqui. É gratuito.

Praticamente todas as regiões brasileiras participam de alguma forma do setor primário, mas em atividades diversificadas.

O Norte é especialista no extrativismo vegetal de produtos como açaí, madeira, látex e castanha, além de ser uma região cuja mineração de ferro, cobre e ouro também tem bastante força.

Enquanto isso, o Centro-Oeste é nacionalmente conhecido pela agropecuária; os maiores destaques são as plantações de soja e milho e a criação de bovinos.

Já no Nordeste, é a produção de cana-de-açúcar que se sobressai.

2. Setor secundário

Imagem mostra equipamentos do setor industrial, atividade economica com mais força no Sudeste do Brasil.
(Fonte: Shutterstock)

O setor secundário, também conhecido como setor industrial, tem força no Brasil especialmente na produção de bens de capital, com parques industriais que geram emprego em diferentes regiões do país.

A região Sudeste é a que possui o maior parque industrial do país, principalmente por conta da Região Metropolitana de São Paulo, e abriga as maiores montadoras e siderúrgicas do país.

O Sul atua no setor automobilístico, mas também tem diversas metalúrgicas e indústrias dos setores têxtil e alimentício.

No Nordeste, o setor petroleiro se destaca e, no Norte, a Zona Franca de Manaus também é importante para as atividades econômicas do setor secundário no Brasil.

3. Setor terciário

Imagem mostra pessoas trabalhando com telecomunicação, função que pertence ao setor terciario das atividades economicas do Brasil
(Fonte: Shutterstock)

Responsável por mais da metade do PIB do Brasil e pela geração de 75% de empregos, o setor terciário é composto por venda de produtos e prestação de serviços.

Essas atividades econômicas do Brasil aumentam a competitividade do país interna e externamente, sendo essenciais para a produção da riqueza nacional.

Fazem parte do setor terciário:

Este setor tem uma concentração regional, já que 19 regiões metropolitanas reúnem cerca de 81% do valor agregado e da massa salarial.

No Nordeste, o turismo representa uma das principais atividades do terceiro setor, mas o Sul e o Sudeste concentram a maior parte de comércios e serviços ofertados, com sofisticação e diversidade.

4. Importação e exportação

Imagem mostra um barco carregado de  contêiners, muito utilizado para a atividade econômica de importação e exportação
(Fonte: Shutterstock)

O Brasil é um grande país em extensão territorial, com inúmeras riquezas naturais e a possibilidade de gerar empregos, renda e desenvolvimento, e tudo isso é usufruído pela população e exportado para outras nações.

Na área de exportação, o Brasil é conhecido especialmente por mandar a outros países:

minério de ferro;

O vestibular não precisa gerar sofrimento. Baixe nosso e-book gratuito com dicas de saúde mental.

No que diz respeito à importação, os principais produtos que consumimos de outros países são petróleo bruto, óleos combustíveis, eletrônicos, automóveis e peças para veículos, medicamentos, gás natural e motores para aviação.

5. Parceria e desenvolvimento

Imagem de pessoas segurando pessas de quebra cabeça, formando uma aliança simbólica
(Fonte: Shutterstock)

O Brasil faz parte do Mercado Comum do Sul (Mercosul), um bloco econômico que conta também com Argentina, Uruguai e Paraguai.

Além do Mercosul, o país integra a Organização Mundial de Comércio (OMC).

Ainda não sabe qual profissão seguir? Acesse nosso guia de profissões 360!

11522cookie-checkConheça as atividades econômicas do Brasil: setor primário, secudário e terciário