O Brasil é um país cheio de oportunidades para a realização de inúmeras atividades econômicas.
Em nosso território são desenvolvidos negócios nos setores primário, secundário e terciário, sendo que o último é o mais forte do país: é responsável por mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) e pela geração de 75% dos empregos.
Além dos três setores, o Brasil também tem importação, exportação, parcerias e desenvolvimento como atividades econômicas. Confira um pouco sobre cada uma delas baixo:
Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie
O setor primário é dividido em:
A agropecuária é o destaque, pois é responsável por cerca de 27% do PIB brasileiro e utiliza o solo para o cultivo de vegetais e a criação de animais como bovinos, caprinos, equinos, ovinos e suínos.
No que se refere às plantas, o Brasil é conhecido especialmente pela exportação de café, açúcar, álcool (também obtido a partir da cana-de-açúcar) e laranja para a obtenção de suco.
O complexo de soja e as carnes de boi e de frango são atividades econômicas que também apresentam um importante papel na economia brasileira.
Começando a estudar para o Enem? Nosso material te ajuda a organizar sua rotina. Baixe aqui. É gratuito.
Praticamente todas as regiões brasileiras participam de alguma forma do setor primário, mas em atividades diversificadas.
O Norte é especialista no extrativismo vegetal de produtos como açaí, madeira, látex e castanha, além de ser uma região cuja mineração de ferro, cobre e ouro também tem bastante força.
Enquanto isso, o Centro-Oeste é nacionalmente conhecido pela agropecuária; os maiores destaques são as plantações de soja e milho e a criação de bovinos.
Já no Nordeste, é a produção de cana-de-açúcar que se sobressai.
O setor secundário, também conhecido como setor industrial, tem força no Brasil especialmente na produção de bens de capital, com parques industriais que geram emprego em diferentes regiões do país.
A região Sudeste é a que possui o maior parque industrial do país, principalmente por conta da Região Metropolitana de São Paulo, e abriga as maiores montadoras e siderúrgicas do país.
O Sul atua no setor automobilístico, mas também tem diversas metalúrgicas e indústrias dos setores têxtil e alimentício.
No Nordeste, o setor petroleiro se destaca e, no Norte, a Zona Franca de Manaus também é importante para as atividades econômicas do setor secundário no Brasil.
Responsável por mais da metade do PIB do Brasil e pela geração de 75% de empregos, o setor terciário é composto por venda de produtos e prestação de serviços.
Essas atividades econômicas do Brasil aumentam a competitividade do país interna e externamente, sendo essenciais para a produção da riqueza nacional.
Fazem parte do setor terciário:
Este setor tem uma concentração regional, já que 19 regiões metropolitanas reúnem cerca de 81% do valor agregado e da massa salarial.
No Nordeste, o turismo representa uma das principais atividades do terceiro setor, mas o Sul e o Sudeste concentram a maior parte de comércios e serviços ofertados, com sofisticação e diversidade.
O Brasil é um grande país em extensão territorial, com inúmeras riquezas naturais e a possibilidade de gerar empregos, renda e desenvolvimento, e tudo isso é usufruído pela população e exportado para outras nações.
Na área de exportação, o Brasil é conhecido especialmente por mandar a outros países:
minério de ferro;
O vestibular não precisa gerar sofrimento. Baixe nosso e-book gratuito com dicas de saúde mental.
No que diz respeito à importação, os principais produtos que consumimos de outros países são petróleo bruto, óleos combustíveis, eletrônicos, automóveis e peças para veículos, medicamentos, gás natural e motores para aviação.
O Brasil faz parte do Mercado Comum do Sul (Mercosul), um bloco econômico que conta também com Argentina, Uruguai e Paraguai.
Além do Mercosul, o país integra a Organização Mundial de Comércio (OMC).
Ainda não sabe qual profissão seguir? Acesse nosso guia de profissões 360!