Ética e Moral: entenda a diferença na filosofia

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Os termos ética e moral se referem ao comportamento humano em sociedade e, nesse sentido, se completam. Porém não são sinônimos; as origens e os significados são distintos.

Analisados por grandes filósofos (Hegel, Sócrates, Aristóteles e outros), os conceitos foram estudados por Hobbes, por exemplo, como partes do totalizante “contrato social.” Já para Kant, por outro lado, esse contrato não valeria mais que a liberdade individual de escolha cotidiana.

Conheça qual o conceito de moral e ética e entenda a diferença entre os termos.

O que é moral?

(Fonte: Shutterstock)‌‌

A moral é um conjunto de regras específico que determina o que é certo e errado e assegura a boa convivência em uma sociedade. É a resposta à pergunta “como devemos viver?”.

A palavra originou-se do latim: mores, que significa costumes. Normas morais são regras básicas coletivas para as escolhas do indivíduo em seu cotidiano, a partir das quais é possível julgar uma ação.

A moral varia de acordo com os diversos fatores que determinam uma comunidade, como localização geográfica, tempo histórico, religião e ideologia dominante, entre outros; portanto, há uma enorme pluralidade de códigos morais hoje e no passado.

Dentro de uma mesma comunidade, a moral é mutável ao longo do tempo, e as mudanças ocorrem por influência externa e interna, através de imposições governamentais ou demandas populares.

Exemplos de moral

O que é ética?

(Fonte: Shutterstock)‌‌

A ética é o conjunto de valores que compõem o modo particular de ser do indivíduo, é a reflexão à respeito da moral vigente e das interações humanas de modo geral. A resposta à pergunta “por que devemos viver de determinada forma?”.

A palavra originou-se do grego, onde tem duas grafias: éthos, que significa modo de ser; e êthos, traduzida como habitação do ser.

Racionalizando as normas sociais, os valores éticos são estruturantes ou desestruturantes da moral e comumente chamados de “princípios”, um código de conduta pessoal.

Quando há uma nova tendência ética na opinião pública, ela acontece em nível individual e pode ocasionar uma mudança na moral vigente. Algo pode ser moralmente errado em uma comunidade, mas ser considerado eticamente bom por algumas pessoas nesse mesmo lugar, e vice-versa.

Exemplos de ética

Qual a diferença entre ética e moral?

Nesse texto, você conheceu os conceitos de ética e moral. De forma resumida, as diferenças entre os dois termos são:

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

11442cookie-checkÉtica e Moral: entenda a diferença na filosofia