O que é o Censo Demográfico feito pelo IBGE?

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

O Censo Demográfico é uma pesquisa sobre a população de um país ou determinado território com base no levantamento de inúmeras informações, como quantidade de habitantes, onde e como essas pessoas moram, com o que trabalham e por aí vai.

Vale destacar que é possível fazer diversos censos: eleitoral, escolar, agropecuário, demográfico, entre outros. No Brasil, o Censo Demográfico é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a cada 10 anos.

O que é Censo Demográfico?

Saiba como funciona o Censo do IBGE
(Fonte: Instituto Phd/Reprodução)

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), “um recenseamento (censo demográfico) de população pode ser definido como o conjunto das operações que consistem em recolher, agrupar e publicar dados demográficos, econômicos e sociais relativos a um momento determinado ou em certos períodos, a todos os habitantes de um país ou território.”.

O censo demográfico é uma pesquisa que analisa a densidade e o perfil populacional, caracterizando uma fonte de informações sobre as condições de vida da população tanto nas áreas urbanas quanto rurais. Seus resultados ficam disponíveis para análise de autoridades e da própria sociedade.

Abrangendo o aspecto socioeconômico de uma nação e suas condições de vida em geral, o Censo deve ser a base com a qual é feito o planejamento público e privado pelos 10 anos seguintes — até que, logicamente, uma nova pesquisa sirva como parâmetro.

Como surgiu o Censo Demográfico?

Resultado de imagem para gráficos
(Fonte: Blog Acelerato/Reprodução)

O primeiro censo demográfico no Brasil aconteceu em 1808, com o objetivo de atender a uma demanda exclusivamente militar, na qual as informações colaboraram para o recrutamento das Forças Armadas. No entanto, existem dúvidas sobre a veracidade dos resultados.

Confira mais dicas para se dar bem no vestibular

Em 1872 aconteceu o denominado Censo Geral do Império, que foi conduzido pela chamada Directoria-Geral de Estatística. Devido à fiscalização à qual foi submetido e sua maior complexidade, o governo considerou esse Censo como o inaugural para fins históricos.

Em 1940 houve uma grande transformação nos serviços de estatística do país, a partir da qual foram criados o Conselho Nacional de Estatística (CNE) e o Conselho Nacional de Geografia (CNG). Esses dois órgãos, com o Decreto-Lei n. 218, de 26 de janeiro de 1938, passaram a compor o IBGE, que ficou responsável, então, pela realização do Censo Demográfico no Brasil.

Como é realizado o Censo Demográfico no Brasil?

Resultado de imagem para IBGE
(Fonte: Agora MT/Reprodução)

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Em suma, no Censo Demográfico é feito um questionário que abrange características dos moradores e seus domicílios. O próximo Censo Demográfico acontecerá em julho de 2022, dois anos após o previsto. A mudança é consequência da pandemia da covid-19.

É importante dizer que o Censo Demográfico é feito em escala nacional, portanto a tarefa não é nada fácil, principalmente porque o país tem dimensões continentais.

Na pesquisa, os aspectos são analisados de modo geral. Um censo demográfico pretende fazer um levantamento de informações como a estrutura etária da população, o nível de educação, saúde, renda e emprego, as condições de habitação, o acesso a serviços públicos de saneamento, água potável, energia elétrica, telefonia e internet, a quantidade de pessoas com deficiência visual, auditiva e locomotora. Além disso, ainda é verificada a presença de iluminação pública, calçamento, esgoto a céu aberto e depósito de lixo próximo às ruas de análise.

Ainda não sabe qual profissão seguir? Acesse nosso guia de profissões 360!

975cookie-checkO que é o Censo Demográfico feito pelo IBGE?