Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie
Com um peso considerável na prova, a redação pode salvar (ou afundar) qualquer aluno. Por isso, é importante ficar de olho na proposta da prova para não fugir do tema e entregar a estrutura solicitada. Além disso, uma atenção especial ao poder de argumentação e, é claro, uma boa escrita são fundamentais.
Algumas regras também merecem atenção, como o tamanho do texto dissertativo-argumentativo, que não deve passar de 30 linhas mas também não deve ser muito menor do que 25 linhas. O título é uma questão que gera muita dúvida: colocar ou não? A titulação só será obrigatória se estiver assim escrito no enunciado da prova, do contrário fica ao critério de quem está escrevendo colocar ou não o título.
Ter uma boa bagagem sobre assuntos da atualidade é uma excelente ferramenta para escrever um texto nota mil. Mas não esqueça: só dê dados se tiver a fonte. O que será avaliado é o seu poder de argumentação, não conhecimentos gerais, necessariamente. Então, se não tiver dados na ponta da língua (ou da caneta, melhor dizendo), mais vale não usá-los e apostar no desenvolvimento do argumento, do que inventar números.
Confira, em seis passos, como fazer uma redação nota mil para o Enem
1. Entenda a proposta de redação
O primeiro passo é ler com atenção a proposta de redação. O próprio enunciado direciona a escrita, que na maior parte das vezes segue o formato dissertativo-argumentativo. Esse estilo é frequentemente solicitado porque possibilita que o estudante mostre o seu poder de argumentação, apresentando e defendendo uma tese.
2. De olho na estrutura
O texto dissertativo-argumentativo deve seguir a estrutura clássica da redação: introdução, desenvolvimento e conclusão. Fique atento ao número de linhas disponíveis (não pode ser pequeno nem grande demais), pois é necessário que as três etapas estejam bem definidas.
Saiba o que escrever em cada uma delas:
a. Introdução
Nesse momento é necessário elencar os principais pontos que deverão direcionar todo o texto, mas, antes de iniciar, é importante voltar ao enunciado e recapitular o tema central. Embora a maior parte dos assuntos (e o estilo desse texto) peça uma proposta de solução para determinado tópico, antes de começar a sua argumentação é necessário definir qual será o ponto de partida; seja claro, objetivo e busque prender a atenção do avaliador com ideias-chave coerentes.
b. Desenvolvimento
Nessa etapa é necessário abordar os pontos apresentados na introdução; quais são as soluções e o que valida as propostas para o problema em questão. Aqui, o seu poder de argumentação vale muito e é preciso que ele faça sentido para convencer os avaliadores de que a sua ideia realmente tem embasamento.
Embora essa parte do texto tenha uma conexão direta com a introdução, frases que a conectem com a etapa anterior, logo no início do parágrafo, não devem ser utilizadas. Isso porque o texto dissertativo-argumentativo pede uma estrutura clara que trate de cada assunto de forma separada e coesa, evitando recomeçar o que já foi dito.
c. Conclusão
A chave dessa etapa é finalizar as ideias da introdução. Isso mesmo: o texto precisa iniciar e terminar um conceito, portanto a primeira parte deve estar diretamente ligada à última. Por exemplo, se na introdução forem apresentadas duas possibilidades, a conclusão precisa arrematar essas duas ideias de modo a deixar claro o seu ponto de vista sobre cada uma delas.
E aqui vale uma ressalva: como a conclusão precisa mostrar a direção final do que já foi exposto, não é o momento de incluir novos pontos de vista. Nessa etapa o foco precisa estar na análise crítica e na conexão direta aos pontos apresentados na introdução.
3. Poder de argumentação
A fórmula você já conhece: quanto mais conteúdo relevante você consumir, maior será o seu poder de argumentação. Muito mais do que apontar que um lado ou outro está certo ou errado, você precisa mostrar fatos que provem que a sua direção esclarece e resolve os problemas propostos. Quanto mais rica for essa defesa, maiores serão as chances de convencer a banca examinadora.
4. Mantenha o radar ligado
Para desenvolver um bom texto você precisa conhecer os assuntos mais relevantes do momento. Conferir os últimos temas das redações do Enem (neste link) pode ajudar a entender os critérios de quem elabora a prova. Além disso, acompanhar noticiários e jornais conceituados ajuda na construção de bons argumentos.
5. Treine para o Enem!
Você certamente precisa organizar o seu tempo entre ler, resolver exercícios e testar todos esses conhecimentos, certo? Aproveite um momento tranquilo na sua agenda e vá até um lugar livre de interrupções para testar como criar um bom texto argumentativo. Escolha temas anteriores do Enem ou assuntos em alta para que as ideias fluam melhor.
6. Leia e deixe que leiam
Depois de escrever, ler e reler, os seus olhos podem estar viciados no texto e perder alguns detalhes. Por isso, é importante que alguém leia as suas produções para avaliar principalmente o seu poder de argumentação. Se algum dos seus amigos que também conhecem a estrutura da redação ou mesmo aquele professor gente boa puderem, melhor; mas é interessante você direcionar o que precisa saber ao final da leitura. O mais importante, além de tornar o texto fluído, é instigar o leitor a ler até o final.