5 impactos sociais causados pelo desmatamento

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Apesar do foco ecológico sempre dado à questão do desmatamento, é preciso entender também as consequências econômicas, políticas e culturais dessa prática. Confira cinco impactos sociais causados pelo desflorestamento.

O desmatamento ilegal causa conflitos e mortes de índios, pequenos agricultores e defensores ambientais
O desmatamento causa conflitos e mortes de indígenas, pequenos agricultores e defensores ambientais. (Fonte: Pixabay)

1. Conflitos sociais

Quantas vezes vemos notícias de enfrentamento entre madeireiros e agricultores ou indígenas? Não são somente líderes indígenas e pequenos agricultores que sofrem os efeitos desses conflitos, pois se estendem, muitas vezes, a pessoas ligadas à defesa do meio ambiente.

2. Genocídio de povos indígenas

A violência decorrente dos conflitos sociais por causa do avanço do desmatamento impacta fortemente a questão da demarcação de terras indígenas. Aqui, podemos identificar dois problemas sociais: o genocídio (extermínio deliberado de uma comunidade) de indígenas e o fator cultural, considerando a ligação ritualística e social que esses povos têm com o local onde vivem.

3. Doenças e mortes

Desequilíbrios decorrentes do desmatamento têm causado fenômenos como furacões, tufões, ciclones, vendavais e enxurradas, com baixo ou médio estrago e até destruição total, resultando em mortes.

Além disso, há doenças. São exemplos os problemas respiratórios causados pela poluição e parasitas ingeridos em água contaminada.

4. Problemas para a economia

O desmatamento desenfreado não é bem visto, o que acaba influenciando a imagem do Brasil no exterior e impactando a economia, uma vez que eventualmente países decidem parar de importar nossos produtos por conta da exploração indevida de recursos.

Em meados de 2019, por causa das queimadas na Amazônia, a Finlândia cogitou parar de comprar carne e soja brasileiras; foi além e propôs que o boicote fosse feito por toda a União Europeia. Se isso acontecesse, desequilibraria a balança comercial nacional.

As queimadas na Amazônia causam reflexos nas relações comerciais internacionais
As queimadas na Amazônia causam reflexos nas relações comerciais internacionais. (Fonte: Pixabay)

Dicas importantes para o estudo sobre desmatamento

1. O desmatamento não é sempre ilegal. A Lei n. 11.428/2006 prevê autorização para a retirada de vegetação em áreas de Mata Atlântica. No entanto, em fevereiro de 2019, por meio da Instrução Normativa (IN) n. 09/2019, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estabeleceu novos critérios e procedimentos para autorizar o corte de plantas nessas áreas.

2. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o Brasil tem compromissos registrados na Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) no Acordo de Paris, que indica algumas metas até 2030:

Fonte: Ministério do Meio Ambiente, WWF Brasil, Fundação Instituto de Administração (FIA), Greenpeace Brasil e Global Witness.

4816cookie-check5 impactos sociais causados pelo desmatamento