Vida de designer: conheça o diferencial da profissão

Elaborar o projeto de um novo produto, desenhar o logotipo de uma marca a partir de um conceito, criar um novo site, montar um catálogo de compras, projetar uma embalagem de leite com um formato diferenciado e um mecanismo de abre e fecha, planejar a capa de um livro. Já se imaginou fazendo essas atividades como meio de vida? Talvez você seja um futuro designer!

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Confira neste artigo informações sobre o mercado de trabalho, as habilidades necessárias e a importância da formação acadêmica para crescer profissionalmente.

(Fonte: Giphy)

Como é o mercado de trabalho?

A carreira no mercado do Design oferece ao profissional um leque enorme de possibilidades. A formação habilita o profissional para desenvolver o visual de produtos físicos ou digitais, tendo como base um conceito previamente planejado. Na área gráfica, o designer pode criar logotipos, bem como montar o visual de livros, panfletos e muito mais.

É o designer quem padroniza páginas, escolhe letras, número de colunas, cores, ilustrações e imagens de publicações editoriais e publicitárias. O designer também está presente no meio digital, desenvolvendo interfaces para sites, aplicativos e games para celulares. Na indústria, o designer atua projetando novos produtos e pesquisando materiais para otimizar custos de produção.

O designer pode trabalhar em inúmeras empresas de áreas diferentes, mas entre os locais mais comuns estão agências de publicidade e design, gráficas, editoras de livros e revistas, emissoras de TV ou produtoras de audiovisual.

(Fonte: Giphy)

Quais habilidades o estudante precisa ter?

Dominar as ferramentas de edição de imagens, como os softwares da Adobe (Photoshop, Illustrator, After Effects, Premiere), é uma parte importante da profissão, mas não deve ser a única habilidade a se priorizar. Atualmente, tutoriais dessas ferramentas estão disponíveis no YouTube, e por conta disso essas habilidades não são tão “especiais” assim. É comum que os clientes acreditem que esse seja um trabalho comum, que “o sobrinho pode fazer mais barato”. É aí que entra o diferencial necessário para um designer.

Acredite, não basta dominar a técnica e as ferramentas para executar o trabalho. Ter conhecimento de mundo e uma vasta bagagem cultural é um diferencial importantíssimo para alguém que trabalha com criação de imagens e conceitos. E você não precisa viajar pelo mundo inteiro para isso; uma alternativa é ter boas referências de cinema, interesse por arte, música e desenho, bem como saber olhar para a natureza e para o que está à sua volta, reconhecendo padrões e formas. Isso constrói um repertório que será muito útil quando você precisar criar uma embalagem, um outdoor ou um site para os clientes.

(Fonte: Giphy)

A faculdade é mesmo necessária?

Em um mercado tão concorrido, muitos estudantes ficam em dúvida se devem seguir ou não para uma faculdade de Design. Entretanto, como explicado no tópico anterior, o conhecimento técnico não garante que você será bem-sucedido no mercado. Além de referências visuais, ter uma boa base teórica é fundamental para alguém que pretende se destacar entre os concorrentes. É a teoria que traz o diferencial mais importante, abrindo mais ainda o leque de referências úteis para o especialista no cotidiano da profissão.

O curso de graduação em Design costuma ter um currículo bem amplo. Na faculdade, o aluno estuda design de produto e design gráfico, ganhando conhecimento sólido para trabalhar nos dois mercados. O estudante aprende sobre ilustração, informática, modelagem 3D, fotografia, marketing, desenho técnico, informática e várias outras ferramentas essenciais para se projetar um protótipo de produto ou criar o visual de um conceito publicitário.

Além disso, a faculdade é uma das fases mais importantes da vida adulta, onde você conhece boa parte de seus futuros contatos profissionais. Um bom aluno pode trilhar caminhos de destaque e conseguir contatos preciosos no mercado tendo boas relações acadêmicas com professores e colegas. Contar com o apoio de bons professores, em um curso com qualidade e tradição, garante um início de profissão com conhecimento sólido e uma rede de contatos estabelecida, bem como um currículo que se destaca na disputa por uma vaga naquela empresa dos sonhos.

(Fonte: Giphy)

Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre o curso de Design.

4480cookie-checkVida de designer: conheça o diferencial da profissão