4 tipos de engenharia para atuar no mercado

Saiba como ingressar no Mackenzie!

No Brasil existem 34 cursos superiores de engenharias. Independente da área de atuação, um engenheiro tem como base amplo conhecimento em Ciências Exatas. Além disso, ele é ensinado a ser metódico e criativo. Essas competências ajudam a entender problemas, desenvolver e testar sistematicamente possíveis soluções. 

Apesar dessas características em comum, cada formação é voltada para um âmbito de atuação diferente, sendo essencial compreender as distinções de cada curso antes de decidir para qual prestar o vestibular.

Os cursos de engenharias são conhecidos por serem da área de exatas.
Os cursos de engenharias são conhecidos por serem da área de exatas. (Fonte: Pexels)

As engenharias são conhecidas como profissões que se destacam no mercado por seus altos índices de empregabilidade. Para se ter uma ideia, de acordo com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), nos últimos anos foram formados aproximadamente 100 mil novos engenheiros. Ainda assim, segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é preciso dobrar essa quantidade para suprir a demanda do Brasil.

Ela é grande porque os engenheiros são necessários em qualquer ramo de atuação da economia. No Mackenzie, dispomos dos 4 cursos mais requisitados no mercado de trabalho: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção.

Neste artigo, listamos cada uma das engenharias mais valorizadas para que descubra suas diferenças e semelhanças.

Os cursos de engenharias do Mackenzie têm notas altas no INEP.
Os cursos de engenharias do Mackenzie têm notas altas no INEP. (Fonte: Pexels)

1. Engenharia Civil

A área de Engenharia Civil é uma das mais conhecidas opções de graduação. O curso de Engenharia Civil forma profissionais para projetar, gerenciar e executar todas as etapas interligadas a construção de obras, seja ela residencial ou industrial.

O profissional formado em Engenharia Civil tem como responsabilidade visar a segurança e a qualidade da obra, desenvolvendo laudos técnicos e atestando ou contestando a viabilidade de uma construção.

2. Engenharia Elétrica e Computação

No formato de pós-graduação, o curso de Engenharia Elétrica e Computação do Mackenzie é voltado para formar mestres e doutores na área, com capacidade de refletir, investigar e atuar no âmbito da docência, da pesquisa ou da inovação tecnológica.

Assim, o acadêmico nessa formação profissional se torna capaz de atuar tanto como docente do ensino superior como pesquisador em institutos de pesquisas e organizações focadas em Engenharias de Telecomunicações e de Computação.

3. Engenharia Mecânica

O ramo de Engenharia Mecânica é uma das mais abrangentes áreas, isso porque o profissional formado nesse curso pode trabalhar com manufatura, automação, conversão de energia, materiais de construção mecânica, processos de fabricação, projetos de máquinas, equipamentos e instalações e no gerenciamento de natureza técnica, ambiental, comercial e legal.

Os setores de atuação dos Engenheiros Mecânicos também são variados: ferrovias, automóveis, geradores eólicos e outras empresas da área mecânica, o que dá infinitas oportunidades de atuação na indústria, tanto nacional como internacional.

O estudante do Mackenzie em Engenharia Mecânica ainda adquire competências voltadas para a pesquisa, que o auxiliarão a desenvolver propostas de soluções para problemas de engenharia na indústria ou até mesmo atuar como empreendedor, abrindo a sua própria empresa.

4. Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção é voltada para desenvolver um produto ou serviço com máxima eficiência que ele pode obter. A função de um profissional formado em Engenharia de Produção, portanto, é melhorar produtos e serviços com o mínimo de gasto possível e otimizando os processos.

Competências como criatividade, protagonismo, trabalho em equipe e inovação são essenciais para profissional de Engenharia de Produção o curso da Mackenzie se destaca por implementar disciplinas que desenvolva essas exigências do mercado para o profissional engenheiro de produção.

Diferenças entre os principais cursos de engenharia

Apesar de todos os cursos de engenharias serem requisitados em praticamente qualquer área, cada especialização tem sua singularidade. A engenharia civil busca trazer soluções para as construções. A Engenharia Elétrica e Computação tem como objetivo inovar no âmbito da tecnologia de softwares e hardwares. 

Agora a Engenharia Mecânica, no geral, busca resolver problemas relacionados às máquinas e equipamentos. Enquanto a Engenharia de Produção tem como finalidade melhorar produtos e serviços e processos relacionados aos seus desenvolvimentos.

Fonte: Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), Instituto de Pesquisa e Econômica Aplicada (IPEA) e Educa Mais Brasil.

50080cookie-check4 tipos de engenharia para atuar no mercado