Como é o curso de Nutrição

Comer é uma das necessidades mais básicas do ser humano, mas é necessário consumir alimentos que permitirão que o corpo cumpra todas as funcionalidades de que é capaz. É aí que entra o profissional de nutrição.

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

O nutricionista, em linhas gerais, dedica-se à garantia de bem-estar por meio da manutenção da saúde alimentar, elaborando um diagnóstico nutricional, prescrevendo dietas e suplementos nutricionais para pessoas saudáveis e não saudáveis, fazendo o controle de qualidade em alimentos e desenvolvendo e avaliando produtos a serem usados na alimentação.

Em resumo, o profissional da área estuda desde a composição dos alimentos ao seus efeitos no corpo humano.  Por conta disso, fica encarregado do planejamento, da administração e coordenação de programas de alimentação e nutrição em diferentes espaços.

Em que consiste o curso de Nutrição?

(Fonte: Giphy)

O curso de Nutrição tem como objetivo formar profissionais capazes de investigar e auxiliar na relação do ser humano com a alimentação, a fim de promover a saúde e mantê-la por muito mais tempo.

Como é uma ciência ligada à área da saúde, a maior parte das disciplinas da grade curricular é oriunda da medicina, como Anatomia, Fisiologia e Bioquímica. No entanto, no curso como um todo, o intuito é a formação profissional, com aulas de caráter teórico e prático a respeito da qualidade nutricional dos alimentos, avaliação nutricional, educação e higiene alimentar.

Nas aulas práticas, o aluno aprende uma série de técnicas de preparo e conservação dos alimentos, além de analisar todas as transformações que eles sofrem. O estágio é uma atividade obrigatória do curso, que permite experimentar de forma mais aproximada como é o dia a dia de trabalho nesse ramo.

O curso de Nutrição é um curso de nível superior, com 4 ou 5 anos de duração, com uma formação muito completa e robusta. Ao fim do curso, para a obtenção do título, o aluno precisa elaborar um trabalho de conclusão de curso. Também existem cursos técnicos na área de Nutrição, de nível médio e mais focados em áreas específicas e funções operacionais, como a área de alimentação coletiva. No curso técnico, o estudante não tem acesso a conteúdos mais amplos da área da saúde. Após a graduação, o profissional que deseja se especializar em alguma área pode cursar pós-graduação. As áreas mais procuradas de pós-graduação são a Nutrição Clínica e a Nutrição Esportiva.

Qual é a grade curricular do curso?

Entre as principais disciplinas da graduação em Nutrição podemos citar:

– Anatomia Humana;

– Biologia Celular e Tecidual;

– Bioestatística;

– Metodologia de Pesquisa em Ciências da Saúde;

– Fundamentos da Nutrição;

– Ciência, Tecnologia e Sociedade na Saúde;

– Ética e Cidadania;

– Fisiologia da Nutrição;

– Educação Alimentar e Nutricional;

– Bioquímica Metabólica;

– Epidemiologia e Políticas Públicas em Saúde e Nutrição;

– Técnicas Dietéticas e Gastronômicas;

– Pesquisa Prática em Nutrição;

– Introdução à Cosmovisão Reformada;

– Higiene e Legislação Sanitária dos Alimentos;

– Bromatologia;

– Gestão e Planejamento de Unidades Produtoras de Refeições;

– Dietética;

– Tecnologia de Alimentos;

– Nutrição e Saúde Coletiva;

– Comportamento e Consumo Alimentar;

– Nutrição da Gestação à Adolescência;

– Planejamento Dietético;

– Avaliação Nutricional;

– Marketing e Assuntos Regulatórios em Alimentos;

– Princípios de Empreendedorismo;

– Nutrição e Atividade Física;

– Fisiopatologia da Nutrição;

– Nutrição Clínica.

O que o mercado de trabalho exige?

Para estar apto a atuar no mercado de trabalho, além do diploma de bacharel obtido em um curso devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o nutricionista necessita estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN), cumprindo a resolução do Conselho Federal de Nutricionistas.

O profissional poderá atuar nas seguintes áreas:

– clínica — Hospitais, SPAs, ambulatórios, consultórios, estética, lactários, bancos de leite;

– saúde pública — Vigilância institucional e vigilância sanitária;

– indústria de alimentos;

– alimentação coletiva — Escolas, hotéis, restaurantes, concessionárias, cestas-básicas,

– convênio-refeição, padarias, lanchonetes, supermercados;

– nutrição esportiva — Elaboração e coordenação de acompanhamento alimentar de atletas e praticantes de atividades físicas;

– ensino e pesquisa.

Inscreva-se para o vestibular do Mackenzie

4110cookie-checkComo é o curso de Nutrição