Saiba mais do curso de Design do Mackenzie

Quem procura formas de se expressar e deseja trabalhar com cores, explorar a criatividade e desenvolver novos conceitos certamente vai se encontrar no curso de Design. Além das diversas possibilidades de atuação que essa área oferece, o mercado de trabalho é aquecido. 

Você já reparou como o design faz parte do dia a dia? Os móveis de casa, a capa de livros que inspiram, o aplicativo com interface amigável usado sem dificuldade: todos eles passaram por um processo de criação cuidadoso que exigiu um olhar atento e analítico.

(Fonte: Unsplash/Reprodução)

Pintura, colagem, desenho, ilustração: tudo isso faz parte desse universo que tem potencial para transformar até mesmo uma paisagem em obra de arte. O Brasil tem ganhado projeção cada vez maior, com nomes famosos como o de Ruth Kedar, que desenvolveu o logotipo utilizado pela Google entre 1999 e 2015. 

Isso mostra o quanto a tecnologia também tem grande papel nisso, pois se tornou uma grande aliada para o designer, seja como ferramenta no processo de desenvolvimento das obras, seja quando permite difundir trabalhos inspiradores de diversos artistas do mundo inteiro. Hoje, por exemplo, não é preciso estar em São Paulo para ver o mural urbano do artista Rimon Guimarães, já que é possível fazer isso pelas redes sociais. 

Referências brasileiras não faltam, assim como estilos para se inspirar. Além da atenção aos detalhes, a criatividade e a necessidade de suprir alguma necessidade humana conseguem construir obras expressivas e fazer a diferença para a sociedade. Portanto, no design, o foco pode não estar apenas na parte visual ou estética da obra, mas também na funcionalidade.

(Fonte: Unsplash/Reprodução)

Possibilidades de carreira

Entre as possibilidades de atuação, o designer gráfico trabalha com comunicação visual nos mais diferentes meios. Além de desenvolver a identidade visual de marcas, há demanda para a criação do layout de peças publicitárias, ilustrações, folhetos, animações e muito mais.

Já o design de produto engloba o processo de desenvolvimento de produtos industriais, com foco nas necessidades do usuário. Além de ser bastante desafiador, busca gerar inovação junto das soluções que propõe. É possível trabalhar com design de embalagens, produtos e desenho industrial. 

(Fonte: Unsplash/Reprodução)

O design de interiores é voltado para o planejamento de espaços, sejam residenciais, sejam comerciais, considerando aspectos como harmonização, conforto, organização, segurança e sustentabilidade. Há demanda para o designer em escritórios de arquitetura, hotéis, lojas e até mesmo a possibilidade de ser consultor autônomo.

O design de serviços tem conquistado um espaço crescente devido às constantes mudanças nos hábitos e nas formas de consumo das pessoas. O profissional desse ramo pode atuar na análise das experiências dos usuários, visando propor soluções para que eles se sintam valorizados e atendidos, seja quando entram em contato por canais de atendimento, seja durante o uso de um site ou aplicativo. 

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O caminho para o sucesso

O perfil do designer, independentemente da especialização, exige um profissional inovador, com análise crítica, bom espírito de equipe e disposição para trabalhar em projetos e propor soluções. As possibilidades de atuação são diversas, por isso é importante buscar uma formação completa, mas que também ofereça ao estudante o melhor caminho para alcançar seus objetivos.

Portanto, o Design é o curso para quem já sabe quem quer ser, mas também para quem deseja se descobrir ou se reinventar. Para o aluno se tornar a melhor versão de si mesmo, a Universidade Presbiteriana Mackenzie oferece graduação multidisciplinar e inovadora, com um corpo docente referência na área e infraestrutura completa com biblioteca e laboratórios, possibilitando o desenvolvimento de diversos projetos durante a graduação. Clique aqui para saber mais sobre o curso.

Saiba como ingressar no Mackenzie!

Fontes: Canva, Universidade Mackenzie

66560cookie-checkSaiba mais do curso de Design do Mackenzie