O Universo é composto por matéria, certo? Então, se considerarmos que os químicos — — se ocupam de transformar a matéria e de desenvolver os processos necessários para isso, imagine as possibilidades de atuação desses profissionais!
Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie
A química, está entre as profissões mais versáteis da atualidade; a seguir, você poderá conferir algumas das principais atividades desempenhadas pelos profissionais dessa área.
Quem são?
Em linhas gerais, os químicos bacharelados e bacharelados com opção tecnológica são responsáveis por criar e desenvolver processos para sintetizar, combinar, transformar e transportar os mais variados materiais, bem como melhorar as técnicas existentes de forma a tornar o uso e a gestão de recursos e matérias-primas o mais eficiente possível. Esses profissionais também garantem que todas essas atividades sejam executadas de forma segura, sem causar danos ao meio ambiente, às pessoas envolvidas no processo de produção e à população.
O foco da atividade está em encontrar maneiras de tornar a fabricação dos mais variados produtos mais rentável e sustentável, e os químicos podem atuar — em cooperação com profissionais de outras áreas — no desenvolvimento e na operação de maquinários, plantas de produção e processos industriais, assim como na criação de novos materiais ou na otimização dos já existentes para que eles sejam usados na fabricação de diferentes produtos.
Áreas de atuação
Embora as indústrias química, petroquímica, farmacêutica, cosmética e de alimentos tradicionalmente empreguem muitos químicos, existem outras áreas de atuação. O leque de opções vem se abrindo bastante para esses profissionais, com oportunidades surgindo nas áreas de biotecnologia, meio ambiente, desenvolvimento de novos materiais, energia e combustíveis sustentáveis, eletrônicos etc.
A indústria química provavelmente é a que oferece a maior gama de opções de atuação para os químicos, englobando processos focados em síntese, extração, isolamento, combinação e uso de elementos ou compostos químicos e seus subprodutos que, depois, são utilizados nas mais variadas indústrias — que também contratam químicos.
Os profissionais que atuam na indústria química podem, por exemplo, trabalhar na investigação e no desenvolvimento de novos polímeros com propriedades mecânicas, ópticas ou elétricas específicas, na criação de resinas e fibras sintéticas, na melhoria de produtos derivados do petróleo e na pesquisa para a obtenção de compostos mais seguros para serem usados na agricultura, na fabricação de medicamentos, de cosméticos ou na produção de alimentos, para citar alguns setores.
Na indústria energética e de combustíveis, os químicos podem atuar na pesquisa e no desenvolvimento de combustíveis sintéticos e de fontes alternativas de energia, incluindo a nuclear, assim como nos processos de produção, segurança, refinaria e monitoramento ambiental.
Já na indústria de alimentos, o papel dos químicos é desenvolver novos produtos para atender às demandas de mercado, mudar ingredientes para aprimorar sabor, textura, consistência e composição de alimentos industrializados, criar processos alternativos para aumentar a vida útil dos produtos, propor melhores formas de consumo, manuseio e armazenagem, otimizar embalagens, tornar o processo de produção mais eficiente etc.
Na área de biotecnologia, os químicos geralmente trabalham com materiais orgânicos, como células vivas ou substâncias produzidas por elas, e com técnicas biológicas para criar novos produtos que possam ser utilizados em outras indústrias. Exemplos de atuação desses profissionais na área de biotecnologia são pesquisa de materiais para a indústria farmacêutica, criação de dispositivos médicos e desenvolvimento de processos de produção que utilizem microrganismos, desenvolvimento de carregadores de fármacos e enzimas para a síntese de novos medicamentos.
Com relação à área ambiental, os químicos podem, por exemplo, desenvolver processos para minimizar ou tornar inativos resíduos que sejam prejudiciais ao meio ambiente e atuar para minimizar o desperdício através de processos de monitoramento e controle. Já na indústria de eletrônicos, os profissionais podem atuar na síntese e produção de novos materiais e contribuir para o desenvolvimento de condutores, semicondutores e componentes que dissipem melhor o calor e operem de forma mais eficiente e rápida.
Como se fosse pouco, os químicos ainda podem trabalhar com controle de qualidade, na metalurgia, nas indústrias automotiva, aeroespacial, fotográfica, cerâmica, de nanotecnologia e muito mais. As possibilidades de atuação são muitas, mas, para desempenhar bem a função, esses profissionais devem ter uma compreensão bastante ampla dos princípios científicos — química, física, matemática, estatística, operações unitárias, ciência dos materiais e — aliados a outros conhecimentos do curso de química ; portanto, para ter sucesso, é vital que eles tenham uma formação sólida e de qualidade.
Outra área em que os químicos, com habilitação em licenciatura, poderão atuar é no ensino médio, como professores de química.
Desta forma, o aluno que ingressar no curso de química, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, poderá obter o diploma de bacharel em Química, bacharel com opção tecnológica e licenciatura Química em 4 anos.
Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre o curso de Química.