Quanto tempo dura o curso de Direito?

Saiba como ingressar no Mackenzie!

O curso de Direito é uma graduação com muita tradição e que garante promissoras oportunidades de emprego para os egressos. A carreira de advogado, juiz, ou de cargos técnicos na área jurídica chama a atenção de milhares de alunos por todo o País, tanto que o Brasil possui o maior número de faculdades de Direito no mundo. Exatamente por isso é preciso ficar atento à qualidade dos cursos ofertados. Vale lembrar que o Ministério da Educação (MEC) normatiza que o bacharelado em direito deve ter 5 anos de duração e não pode ser à distância. Saiba mais!

Duração do curso de Direito

Segundo portaria do MEC, os cursos de direito devem ter carga horária mínima de 3,7 mil horas/aula. As instituições normalmente dividem estas aulas em 10 semestres letivos, totalizando 5 anos de formação. Nesse período, além das disciplinas, o aluno deve concluir outras obrigações como estágio obrigatório, atividades complementares, disciplinas optativas e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O último censo do Ensino Superior apontou que existem quase 900 mil estudantes inscritos em cursos de direito no país. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
O último censo do Ensino Superior apontou que existem quase 900 mil estudantes inscritos em cursos de Direito no País. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Como é o curso?

O bacharelado em Direito exige uma grande carga de leitura, afinal o aluno precisa sair conhecendo as leis do País e também como interpretá-las. Por isso há uma grande carga horária de matérias teóricas que versam sobre as variadas áreas do Direito como Direito Civil, Trabalhista, Penal, Individual, Constitucional, Ambiental e outros. Além disso, são ofertadas matérias formativas, de conhecimentos de outras áreas fundamentais para o Direito como Ciência Política, Economia Política, Ética e Cidadania, e outras mais.

Além da adovocacia, o bacharel em direito pode seguir uma série de carreiras nas área jurídica. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Além da advocacia, o bacharel em Direito pode seguir uma série de carreiras na área jurídica. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Grade curricular

Na Universidade Mackenzie, reconhecida pela excelência da sua graduação em Direito, a grade curricular separa os primeiros semestres para as matérias citadas acima e para a introdução ao universo jurídico, com disciplinas como:

A partir do segundo ano, as disciplinas se tornam mais aprofundadas nos diversos ramos do Direito, com matérias como:

O quarto ano tem espaço na grade para a realização de estágios, que podem ser feitos no núcleo jurídico da universidade, escritórios de advocacia ou em órgãos públicos. No quinto ano separa-se tempo para a orientação e realização do TCC. Nas matérias optativas, o aluno pode encaminhar-se para a área do direito que tem mais afinidade e começar a definir sua carreira profissional. São ofertadas matérias em diferentes núcleos como:

Fonte: Mackenzie, Guia da Carreira, Catho, Hora da facul, Mundo Vestibular.

57820cookie-checkQuanto tempo dura o curso de Direito?