Qual é a profissão que combina comigo?

Saiba como ingressar no Mackenzie!

Na hora de escolher uma profissão, surgem uma série de dúvidas. Afinal, essa é uma decisão que vai impactar sua vida a longo prazo, certo? Por isso, vale a pena dedicar tempo e pesquisar qual é o trabalho que mais combina com você. 

Confira um passo a passo que vai ajudar você a tomar a melhor decisão. 

1. Aposte no seu autoconhecimento

Uma boa forma de autoconhecimento é usar um planner para visualizar as informações. (Fonte: Shutterstock/Fizkes/reprodução)
Uma boa forma de autoconhecimento é usar um planner para visualizar as informações. (Fonte: Shutterstock/Fizkes/reprodução)

Sua futura profissão precisa estar alinhada com seus valores pessoais. O salário é importante, mas é a satisfação no trabalho que vai garantir uma vida profissional realizada e desafiadora.

E como alinhar isso? Bom, o autoconhecimento é sempre o melhor caminho para se orientar. São vários os meios que possibilitam mais consciência sobre si mesmo: de psicoterapia até meditação, o importante é saber entender a si e entender o que é fundamental. 

Se gosta de lidar com pessoas, é bacana pensar desde já em uma atividade que proporcione isso. Psicologia e cursos de licenciatura podem satisfazê-lo nesse quesito. Agora, se você ama estar ao lado de animais, Ciências Biológicas pode ser uma ótima aposta.

2. Procure apoio profissional

O autoconhecimento é tão importante que você deve considerar o apoio de profissionais. Os testes vocacionais aplicados por psicólogos são um exemplo de como é possível melhorar essa decisão. Com instrumentos técnicos, esses profissionais são capazes de identificar os pontos mais sensíveis para você e direcioná-lo a possíveis áreas de atuação que dialoguem com suas aptidões.

Lembre-se de que, embora você esteja passando por isso pela primeira vez, eles já acompanham pessoas nessa fase há mais tempo. Então, considere que esse é um investimento para toda a vida. Por mais chocante que pareça, você vai dedicar ao trabalho metade do seu tempo por ao menos 30 ou 40 anos.

3. Mapeie profissões e não apenas graduações

Pensar em atividades profissionais, e não apenas em graduações, é uma forma de ingressar na universidade mirando o mercado de trabalho. (Fonte: Shutterstock/Roman Samborskyi/reprodução)
Pensar em atividades profissionais, e não apenas em graduações, é uma forma de ingressar na universidade mirando o mercado de trabalho. (Fonte: Shutterstock/Roman Samborskyi/reprodução)

É comum que os vestibulandos estejam muito preocupados com o curso a escolher. Isso é compreensível: para a maior parte de quem vive essa etapa, é a primeira grande decisão a tomar na vida, mas uma boa forma de fugir dessa angústia é focar no mercado profissional.

Se você gosta de trabalhar com tecnologias de informação e comunicação, por exemplo, pode pensar nas carreiras envolvidas com a área, como: analista de dados, programador, engenheiro de software e tantas outras. Não existe uma única graduação que possibilite uma boa formação para esse nicho do mercado.

Além disso, as áreas se inter-relacionam cada vez mais. Nas gerações anteriores, fazer Ciências Contábeis significava trabalhar como contador por toda a vida. Hoje, esse profissional tem mais oportunidades de transitar por diferentes experiências no mercado. A graduação é importante, pois ela abre horizontes em vez de limitá-los.

4. Considere cenários do Brasil e do exterior

Você já deve ter ouvido falar que muitos países precisam de mão de obra em algumas áreas. Então por que não pensar em uma carreira no exterior?

Outra diferença entre o mundo do trabalho de antigamente e o de hoje é que as fronteiras são menos rígidas. Um bom profissional pode encontrar uma série de oportunidades fora do mercado brasileiro. Por isso, quando estiver pesquisando sobre suas áreas de interesse, inclua essa possibilidade.

5. Pense no mercado futuro e não apenas no atual

A última dica é a mais difícil, mas também a mais frutífera: alinhar suas expectativas pessoais ao futuro. Você será inserido no mercado quando você se formar, certo? Isso não é loteria nem exige o dom da premonição, o que você precisa fazer é listar algumas áreas com as quais você tem afinidade e pesquisar detalhadamente as projeções de cada uma delas.

Se você gosta da área da Saúde e tem interesse em atender idosos, uma boa escolha para sua carreira é ser geriatra. Para isso, você deve fazer Medicina e posteriormente uma residência na área. Esse não é um caminho fácil ou curto, mas certamente terá muito campo profissional, já que a população brasileira envelhece cada vez mais.

Gostou dessas dicas? Então, é hora de “pôr a mão na massa”. Liste algumas opções que combinem com você e pesquise-as. Uma boa carreira começa com um bom planejamento.

Fonte: Técnica Geração.

61741cookie-checkQual é a profissão que combina comigo?