Qual é a linguagem de programação mais rentável?

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

A área de programação tem chamado atenção de diversos jovens. Além de ser um mercado com uma demanda crescente de profissionais, pode ser bastante lucrativo, conforme aponta um levantamento do site Geekhunter.

Sites, sistemas e aplicativos podem se basear em diversas linguagens, mas qual delas é a mais rentável? De acordo com a pesquisa divulgada, profissionais com conhecimentos nas linguagens Go e Scala podem ter salário médio de R$ 8 mil.

Confira a seguir um pouco mais sobre esses dois tipos.

Programações Go e Scala

(Fonte: Giphy)

A Go foi criada pela Google em 2009, sendo compilada e focada em produtividade. Atualmente, é possível implementá-la em sistemas Windows, Linux, Mac OS X e FreeBSD. Como tem se tornado bastante popular nos últimos anos, o mercado está em constante busca por profissionais com essa especialidade. A linguagem é leve, tem código aberto e é adaptada às arquiteturas de microsserviços (voltadas para aplicativos).

A Scala é uma linguagem de propósito geral, com a qual é possível expressar os padrões comuns de maneira simples. É fácil de ser interpretada e utiliza o chamado type-safe, desestimulando ou impedindo erros no código. Foi desenvolvida em 2001 por Martin Odersky e seu grupo na Escola Politécnica Federal de Lausana, na Suíça. É bastante parecida com a programação Java, além de conseguir ser reproduzida na sua máquina virtual.

Como aprender?

(Fonte: Giphy)

Existem diversos cursos que ensinam a programar em Go e em Scala. E muitas instituições de ensino superior já estão investindo no ensino dessas e de outras propostas em cursos relacionados a essa área. Para quem planeja entrar na área ou está cursando uma graduação relacionada, esse pode ser um bom momento para investir nessas programações e se destacar no mercado de trabalho.

Outras opções em alta

(Fonte: Giphy)

Para conseguir ainda mais espaço no mercado, é importante aprender mais de uma linguagem de programação e se tornar um profissional versátil. Outra abordagem considerada bastante lucrativa é a Kotlin, uma multiplataforma compilada para a máquina virtual Java. Foi criada em 2010 e seu nome é uma homenagem à Ilha de Kotlin, que abriga a cidade de Kronstadt, na Rússia.

C# também é alvo de procura de diversos empregadores, considerada multiparadigma e forte. Foi desenvolvida pela Microsoft para fazer parte da plataforma NET, uma iniciativa da empresa para criar um serviço único para desenvolver e executar aplicações e sistemas.

Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

3850cookie-checkQual é a linguagem de programação mais rentável?