Qual é a profissão mais importante do mundo? Mais ou menos requisitadas, todas as ocupações têm seu grau de importância na sociedade, mas o fato é que todas necessitam de professores.
Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie
O ofício de educador está diretamente ligado à formação estrutural da própria sociedade, e isso faz com que esse profissional tenha, talvez, a maior necessidade de desenvolver suas atividades com ética e responsabilidade social.
Especialistas em educação costumam diferenciar professores de educadores. Professor é o profissional propriamente dito, aquele que, no ato da docência, emprega os conhecimentos adquiridos em sua formação, sem se envolver socialmente.
Já o educador vai além da profissão. Ele é movido pela vocação de estar ensinando o tempo todo, em sala de aula ou fora dela. Sob essas circunstâncias, o ato de ensinar adquire um papel social, que compreende desenvolver os alunos não apenas profissionalmente mas também como cidadãos. Esse processo requer que o educador provoque “conflitos intelectuais” nos estudantes ao invés de apenas repassar conteúdos.
O mercado de trabalho para os professores é relativamente amplo, uma vez que o crescente número de alunos sempre demanda mais profissionais. Para se tornar um profissional, você deve ter uma das seguintes formações:
No exercício da profissão, o docente lida com pessoas o tempo todo, por isso subentende-se que todo professor deve ser um educador. Para a maioria das crianças, a escola é o primeiro ambiente de socialização fora do círculo familiar. De acordo com esse aspecto, funciona como um lugar de transformação social, onde o que é aprendido deve ser útil na vida prática de cada ser humano, e o mesmo se aplica às outras instituições de ensino.
Para se adequar à função, o professor precisa aderir à formação contínua, que envolve uma aprendizagem permanente e que deve servir para seu desenvolvimento pessoal, cultural e profissional. O profissional, de forma alguma, pode se acomodar diante das transformações sociais. Ele, aliás, é peça fundamental dessas mudanças, buscando entendê-las e ensiná-las aos alunos.
Existe um plano de carreira nacional unificado que se aplica a todos os professores de educação pública federal, estadual ou municipal, que é onde se concentra a maior parte das vagas.
Os professores podem atuar em diversas áreas, dentre as quais podemos destacar:
Os melhores salários estão no ensino superior e variam conforme a titulação do profissional. Para quem deseja se tornar professor universitário, é necessário investir mais tempo em formação. Até poucos anos atrás, para atuar no ensino superior bastava ter concluído um curso de graduação. Hoje, é preciso ter, no mínimo, uma pós-graduação lato sensu para atuar em faculdades privadas e pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) para ser professor em universidades públicas federais.
Os professores também podem optar por se especializar na gestão educacional, a fim de exercer cargos de direção em escolas e faculdades, por exemplo.
Exemplos de professores felizes e bem-sucedidos não faltam na sociedade. Quem opta por seguir a vida docente e entende o valor dessa profissão muito provavelmente se realizará na carreira. É preciso se prender à profissão com amor e dedicação, reconhecendo a importância de se tornar referência para centenas de pessoas ao longo da sua jornada.
Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie