O mercado de geração de energia está passando por significativas transformações. As novas tecnologias — que surgem na velocidade da luz — pedem um profissional atualizado e comprometido com o aprendizado contínuo.
Desde que se começou a falar sobre Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial, sempre se apontou a importância de novos perfis profissionais.
No segmento de geração de energia, isso significa dominar os novos sistemas, sua automação e seu controle. A boa notícia é que existe uma pós-graduação na área que ajuda a formar esse perfil profissional altamente qualificado.
Oferecido pela Escola de Engenharia do Mackenzie, o curso de especialização em Gestão de Energia tem padrão internacional e é focado diretamente na indústria. Isso é resultado de uma parceria com a Câmara Brasil-Alemanha. Além disso, as aulas são dadas por profissionais com vasta experiência no segmento de indústrias.
Por seu caráter internacional, o curso oferece uma certificação nacional de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie e um certificado internacional, emitido pela Câmara Brasil-Alemanha. Seu reconhecimento como profissional internacional amplia suas possibilidades de atuação no Brasil e no exterior.
Os profissionais com especialização em Gestão de Energia podem atuar em várias frentes. Isso porque promover melhorias na eficiência energética considerando aspectos econômicos e socioambientais é de interesse tanto do primeiro setor quanto da iniciativa privada.
Além disso, o mercado está aquecido para quem domina todas as interfaces que norteiam uma boa gestão: financeira, administrativa, tecnológica e de estratégias para o negócio.
A gestão energética é um ramo que visa encontrar soluções estratégicas para controlar, otimizar e reduzir os custos com energia nos mais diversos tipos de negócios.
O principal objetivo é garantir a competitividade de um negócio de forma sustentável, usar as tecnologias disponíveis para melhorar a eficiência energética (aproveitar melhor e de modo mais inteligente os recursos), minimizar perdas e aumentar a receita.
Nas indústrias, a gestão atua em pontos de potencial desperdício, como motores, sistemas de geração de resfriamento ou calor, iluminação e outros. Ela engloba o trabalho de avaliar, diagnosticar, planejar, tomar decisões no segmento. A área exige um profissional multifacetado, com conhecimentos tanto na área técnica quanto em processos e práticas administrativas e de gerenciamento.
Ficou interessado? Conheça mais sobre o curso de pós-graduação em Gestão de Energia do Mackenzie.
Fonte: TI Inside, Nações Unidas Brasil, Mackenzie e Ministério de Minas e Energia.
Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie