Os diferenciais de cursar Administração

O que você se imagina fazendo no futuro? Cuidando do próprio negócio? Ocupando um cargo de gestão em uma multinacional? Administrando a empresa da sua família? Se pensa em seguir um desses caminhos, a graduação em Administração pode ser a melhor rota a escolher.

Administração é uma das dez carreiras mais desejadas por estudantes e pelo próprio mercado. Dados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) mostram que esse curso está entre os dez mais buscados pelos vestibulandos desde 2001 e reúne o maior número de concluintes: mais de 1,3 milhão de profissionais.

E tantos especialistas são desejados pelo mercado, sim. O administrador foi o quinto profissional mais contratado no Brasil em 2018, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia. Tanta procura se explica pelos diferenciais da graduação em Administração.

Formação versátil e generalista

Ao longo da graduação, o estudante de Administração tem contato com disciplinas de ciências exatas e humanas, entre elas Comunicação, Marketing, Direito, Sociologia e Estatística. O contato com diferentes áreas do conhecimento dá a chance ao aluno de desenvolver habilidades desejadas no mercado de trabalho, como criatividade, iniciativa, visão estratégica e lado empreendedor.

O principal objetivo de um administrador é que a empresa em que trabalha cresça e gere lucros. É o responsável por planejar, organizar e gerenciar os recursos financeiros, materiais e humanos da companhia. Isso envolve estratégias para maximizar lucros, reduzir custos e evitar desperdícios. Tamanha responsabilidade faz com que a formação generalista seja necessária, pois os profissionais atuam em diferentes setores para alcançar esses objetivos.

Mas atenção: isso não quer dizer que seja um curso para os que ainda não sabem qual profissão seguir. Quem está nessa fase precisa tirar um tempo para refletir sobre os planos para a carreira antes de escolher qualquer curso de ensino superior.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Amplas áreas de atuação

Pense nestes locais: fábricas, hospitais, escritórios de advocacia, empresas de TI, escolas, lojas físicas e virtuais. Todos eles precisam de um administrador na equipe, em diferentes setores: marketing, financeiro, recursos humanos, logística, vendas, auditoria. Sem falar nos órgãos do governo, que precisam de profissionais capacitados para fazer a gestão de bens e serviços públicos.

Por isso, a área de atuação para quem cursa Administração é considerada bastante ampla. E não faltam opções de especialização. Exatamente por ter uma formação versátil, o profissional pode fazer uma pós-graduação em áreas como direito, controladoria, compliance, economia, psicologia, marketing, comércio exterior, logística e gestão pública.

Um administrador que quer crescer na carreira e ocupar o topo da hierarquia em uma organização precisa apostar na especialização, além de dominar outros idiomas e adquirir experiência no ramo de atuação. A vantagem da pós-graduação é que ela pode ser feita a distância, para que seja possível conciliar o trabalho com os estudos.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Ferramentas para empreender

Quem deseja abrir o próprio negócio precisa dominar a gestão de uma empresa. A graduação em Administração oferece essas ferramentas, além de possibilitar o contato com outros profissionais e o desenvolvimento de habilidades necessárias para empreender, como espírito de liderança, planejamento e criatividade.

Está pensando em fazer Administração? Então confira a página do curso do Mackenzie para saber mais sobre a graduação. Os estudantes da universidade contam com uma ajuda a mais para ingressar nesse vasto mercado de trabalho, podendo fazer parte da Empresa Junior Mackenzie Consultoria, atendendo a clientes de verdade e tendo a experiência real de trabalhar como administradores ainda na graduação. Também podem fazer parte da Incubadora de Empresas e participar de intercâmbio internacional.  Tal qualificação faz com que 90% dos alunos terminem o curso já empregados ou realizando estágio.

37650cookie-checkOs diferenciais de cursar Administração