O que você precisa saber sobre o curso de Medicina

Saiba como ingressar no Mackenzie!

Cursar Medicina é o desejo de muitos estudantes. No Brasil, essa é uma das áreas mais concorridas no vestibular. Portanto, antes de se preparar intensamente para disputar uma vaga na universidade, é importante compreender como funciona a graduação na prática.

Diante disso, desenvolvemos um post com o intuito de te ajudar a entender melhor a faculdade e como ela funciona aqui no Mackenzie. Acompanhe!

O que se estuda no curso?

Medicina é a profissão que estuda o corpo humano. Profissionais formados na área são capazes de diagnosticar doenças, prescrever medicamentos, acompanhar e conduzir o tratamento de pacientes e ainda atuar na prevenção.

Essa profissão, portanto, visa promover a integridade da saúde, identificando condições que possam alterar o equilíbrio do organismo e afetar o bem-estar dos pacientes.

Por conta de sua abrangência, a grade curricular da faculdade dispõe de disciplinas variadas, voltadas tanto para a teoria quanto para a prática. Todas as matérias têm como objetivo fornecer conhecimento sólido aos estudantes sobre o funcionamento do corpo humano, a ação de agentes patógenos, bem como a possibilidade de mutação e de malformação congênita.

As aulas contam com teoria e prática desde o começo do curso
As aulas contam com teoria e prática desde o começo do curso. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Quais são as características do curso?

A graduação, que tem como objetivo formar médicos, dispõe de 6 anos de formação (12 semestres), diferente de outras graduações que têm duração de 4 a 5 anos. Além disso, a faculdade é realizada em tempo integral.

Basicamente o curso é dividido em três fases.

Fase inicial: os estudantes adquirem conhecimentos essenciais para a profissão.

Fase clínica: os alunos realizam mais atividades práticas e passam a ter contato com pacientes.

Fase de internato: os discentes realizam estágios e plantões de pronto atendimento.

Veja algumas disciplinas que estão na grade curricular da graduação:

É possível observar que a formação é bastante generalista, ou seja, contempla vários campos de estudo. Sendo assim, tem infinitas possibilidades de atuação após o término da graduação.

Outra característica importante a ser ressaltada é com relação à ampla gama de ambientes em que o graduado na área pode trabalhar. Um médico consegue atuar em hospitais, clínicas, consultórios e centros de pesquisas, tanto do setor privado quanto público, basta dispor do registro no CRM.

A UPM tem 150 anos de tradição
O Mackenzie tem 150 anos de tradição. (Fonte: Pexels/Reprodução)

O curso no Mackenzie

A faculdade de Medicina do Instituto Presbiteriano Mackenzie tem 52 anos. Desde sua implementação, a Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná conta com um processo de ensino-aprendizagem distribuído em diferentes cenários: laboratórios, biblioteca e toda a estrutura do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, que é referência em diversas áreas.

O estudante tem contato com a prática desde os primeiros semestres nas Unidades Básicas de Saúde. As atividades práticas são feitas com turmas reduzidas, de modo que todo estudante tem oportunidade de aprender e aperfeiçoar seu conhecimento adquirido na sala de aula.

O alunotambém tem acesso a programas de iniciação científica institucional, projetos voluntários, ligas acadêmicas, parceria com instituições internacionais e projetos de extensão que atuam junto à comunidade local.

Todos os docentes têm diploma de mestrado ou doutorado e ainda grande representatividade na sociedade médica, com publicações em revistas nacionais e internacionais respeitadas pela academia médica de todo o mundo.

Fonte: Mackenzie, Guia da Carreira.

49832cookie-checkO que você precisa saber sobre o curso de Medicina