Quando boa parte das pessoas pensa em um publicitário, já imagina aqueles indivíduos criativos produzindo a nova campanha de algum produto que será um sucesso. Basicamente, a ideia mais disseminada da Publicidade é daquilo que acontece no departamento de criação de uma agência.
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A definição de si mesmo como “criativo” também é algo comum quando estudantes de primeiro semestre explicam por que escolheram cursar Publicidade e Propaganda.
A área de criação é, de fato, fundamental para a atividade publicitária, e é comum que seja o setor mais numeroso de uma agência, já que também é responsável por desenvolver peças de comunicação utilizadas para promover produtos de clientes. A equipe costuma ser composta por profissionais com funções diversas, como o diretor de criação, que garante a qualidade criativa do time; o diretor de arte, responsável pela concepção visual e artística das peças; e o redator, que trabalha em parceria com a direção de arte e estabelece a concepção textual dos anúncios. Se você assistiu à série “Mad Men”, certamente se lembra da importância da equipe chefiada por Don Draper para o funcionamento da agência.
Apesar da relevância do setor de criação, ele não representa o único caminho possível para o profissional formado em Publicidade e Propaganda. Ao olhar a grade curricular das graduações, isso já fica bem claro. No curso são exploradas disciplinas diversas, como Planejamento de Mídia, Laboratório de Mídia, Pesquisa de Marketing e Comunicação e Princípios de Empreendedorismo. Mas quais são, então, as outras possibilidades de atuação de um publicitário? Explicaremos para você a partir de agora.
O local no qual o profissional formado em Publicidade e Propaganda tende a encontrar mais espaço é o primeiro estabelecimento que vem à mente ao pensar em um publicitário: agências. Elas são estruturadas para possibilitar a atuação por meio de atendimento a clientes, mas também precisam de profissionais para organizar o trabalho internamente. Assim, existem várias funções além daquelas vinculadas ao departamento de criação. Então, quais são elas?
Atendimento: Uma atividade indispensável para as agências de publicidade. É o profissional que faz a conexão entre a empresa e os clientes ajudando a orientar a definição das estratégias para a marca ou a escolha das mídias.
Marketing: O departamento de marketing, por sua vez, tem como objetivo aumentar as vendas e fortalecer a marca dos clientes da agência. É nesse segmento que são traçadas as estratégias de preço, distribuição, canais de venda e relacionamento com o consumidor.
Mídia: Nem sempre as pessoas de fora da profissão o conhecem, mas outro profissional imprescindível é quem faz o planejamento de mídia. Responsável por selecionar os veículos de comunicação (rádio, televisão, jornal, internet) mais adequados para divulgar a campanha desenvolvida pela criação, normalmente, esse profissional também negocia a compra de espaço para os anúncios. Detalhe: ele costuma estar entre os mais bem pagos da agência.
Planejamento: Não adianta que a agência seja competente em fazer peças agradáveis esteticamente se não estiver conectada às tendências do mercado nem conseguir entender as empresas que está agenciando. É por isso que o profissional responsável pela pesquisa de mercado é uma figura importante. Neste departamento, há a tentativa de compreender o perfil e os hábitos do cliente para que o a criação possam trabalhar de maneira eficiente.
As possibilidades de atuação do publicitário não se encerram nas agências. Caso prefira tocar seu próprio negócio, algumas instituições oferecem disciplinas que possibilitam desenvolver habilidades de empreendedorismo, adquirindo noções básicas para a estruturação de sua própria agência ou mesmo para atuar de forma autônoma.
Outra opção é prestar serviço a uma empresa específica, integrando um departamento de comunicação interna ou marketing. Nesse caso, o publicitário atua diretamente dentro de uma companhia, promovendo marcas, produtos ou vendas, desenvolvendo campanhas e fazendo o planejamento de mídia. Caso se integre ao departamento de marketing, o profissional pode realizar pesquisas de mercado e desenvolvimento de produtos, além de funcionar como ponte entre a empresa e as agências de publicidade que a atendem. Até mesmo instituições do setor público precisam de publicitários, podendo ser outro ramo de atuação.
Existem, ainda, empresas dedicadas à produção de conteúdo, nas quais as habilidades dos publicitários são valorizadas na produção de textos, roteiros ou jingles utilizados em diversas aplicações. Em relação a diferentes plataformas, o publicitário também pode trabalhar em empresas de televisão ou em jornais, sendo responsável pelo contato com agências e pela negociação de valores para anunciar em tais veículos.
A carreira de publicitário oferece uma série de possibilidades, e, a depender de suas habilidades e seus interesses, você certamente encontrará a área mais adequada a seu perfil.
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