Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie
A Sétima Arte guarda excelentes registros dos desafios vividos por quem trabalha na área do Direito. O cinema também apresenta histórias reais e, não raro, emocionantes, capazes de inspirar tanto quem é leigo quanto quem está nesse mercado. Se você pretende ingressar nesse campo, confira uma lista de filmes que podem aproximá-lo do sonho de lutar por um mundo mais justo.
O longa-metragem conta a história real de Betty Anne Waters (Hillary Swank), que decide cursar Direito na esperança de salvar o irmão Kenny Waters (Sam Rockwell) da prisão perpétua. A protagonista põe em risco sua relação com marido e os filhos por acreditar, até o fim, na inocência do rapaz. A Condenação fala sobre lutar contra possíveis injustiças do sistema e se comprometer com a verdade.
Dirigido por Jonathan Demme, Filadélfia aborda os dilemas morais que podem surgir no dia a dia do Direito. O advogado Andrew Beckett (Tom Hanks) é demitido do escritório em que trabalha após seus chefes descobrirem que ele é portador do vírus HIV. Decidido a lutar contra a empresa no tribunal, ele contrata os serviços de Joe Miller (Denzel Washington), um advogado negro e homofóbico que precisa deixar de lado suas convicções para atuar no caso.
Acompanhando 19 anos da vida do prisioneiro Andy Dufresne (Tim Robbins), acusado de matar a esposa e seu amante, o espectador é conectado à realidade cruel do sistema carcerário. A história aborda a amizade entre Andy e Red (Morgan Freeman), também condenado à prisão perpétua, e suas esperanças de alcançarem a liberdade, que parece mais distante a cada dia na selvageria da Penitenciária Estadual de Shawshank.
A estreia do diretor Robert Luketic no cinema ocorreu com a comédia romântica Legalmente Loira. A patricinha Elle Woods (Reese Witherspoon) decide entrar na faculdade de Direito para ir atrás do ex-namorado Warner Huntington III (Matthew Davis), que terminou a relação por não concordar com a personalidade da garota. Ela se transforma ao longo da história e prova sua capacidade intelectual.
A obra argentina O Segredo dos Seus Olhos conta a vida de Benjamin Esposito (Ricardo Darín), um oficial de justiça recém-aposentado que dedica seu tempo livre para escrever sobre o caso de estupro e assassinato de uma jovem, do qual foi testemunha em 1974. Nesse meio tempo, ele conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), viúvo da vítima, para o qual promete resolver o caso. Vencedora do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, a obra apresenta o lado emocional de uma investigação criminal e a luta nos bastidores.
O filme conta a história de Erin (Julia Roberts), que trabalha em um escritório de advocacia e é mãe de três filhos. Ela vê sua vida mudar quando descobre uma contaminação na água em uma cidade no deserto que afeta a saúde de milhares de pessoas. Após convencer seu chefe a atuar no caso, ela se depara com um processo de mais de US$ 300 milhões e mostra toda sua força e determinação.
Perfeito para quem adora as reviravoltas dos tribunais, o filme As Duas Faces de um Crime, do diretor Gregory Hoblit, conta o caso de um arcebispo (Stanley Anderson) assassinado com 78 facadas. O famoso ex-promotor e advogado Martin Vail (Richard Gere) decide assumir a defesa do jovem de 19 anos Aaron Stampler (Edward Norton), preso com roupas manchadas com o sangue da vítima. A obra fala sobre a atenção midiática a alguns casos jurídicos e as transformações que podem ocorrer em uma ação criminal.
Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre o curso de Direito.