Inspiração: 7 filmes sobre Direito que vão prender sua atenção

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

A Sétima Arte guarda excelentes registros dos desafios vividos por quem trabalha na área do Direito. O cinema também apresenta histórias reais e, não raro, emocionantes, capazes de inspirar tanto quem é leigo quanto quem está nesse mercado. Se você pretende ingressar nesse campo, confira uma lista de filmes que podem aproximá-lo do sonho de lutar por um mundo mais justo.

1. A Condenação

O longa-metragem conta a história real de Betty Anne Waters (Hillary Swank), que decide cursar Direito na esperança de salvar o irmão Kenny Waters (Sam Rockwell) da prisão perpétua. A protagonista põe em risco sua relação com marido e os filhos por acreditar, até o fim, na inocência do rapaz. A Condenação fala sobre lutar contra possíveis injustiças do sistema e se comprometer com a verdade.

2. Filadélfia

Dirigido por Jonathan Demme, Filadélfia aborda os dilemas morais que podem surgir no dia a dia do Direito. O advogado Andrew Beckett (Tom Hanks) é demitido do escritório em que trabalha após seus chefes descobrirem que ele é portador do vírus HIV. Decidido a lutar contra a empresa no tribunal, ele contrata os serviços de Joe Miller (Denzel Washington), um advogado negro e homofóbico que precisa deixar de lado suas convicções para atuar no caso.

3. Um Sonho de Liberdade

Acompanhando 19 anos da vida do prisioneiro Andy Dufresne (Tim Robbins), acusado de matar a esposa e seu amante, o espectador é conectado à realidade cruel do sistema carcerário. A história aborda a amizade entre Andy e Red (Morgan Freeman), também condenado à prisão perpétua, e suas esperanças de alcançarem a liberdade, que parece mais distante a cada dia na selvageria da Penitenciária Estadual de Shawshank.

4. Legalmente Loira

A estreia do diretor Robert Luketic no cinema ocorreu com a comédia romântica Legalmente Loira. A patricinha Elle Woods (Reese Witherspoon) decide entrar na faculdade de Direito para ir atrás do ex-namorado Warner Huntington III (Matthew Davis), que terminou a relação por não concordar com a personalidade da garota. Ela se transforma ao longo da história e prova sua capacidade intelectual.

5. O Segredo dos Seus Olhos

A obra argentina O Segredo dos Seus Olhos conta a vida de Benjamin Esposito (Ricardo Darín), um oficial de justiça recém-aposentado que dedica seu tempo livre para escrever sobre o caso de estupro e assassinato de uma jovem, do qual foi testemunha em 1974. Nesse meio tempo, ele conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), viúvo da vítima, para o qual promete resolver o caso. Vencedora do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, a obra apresenta o lado emocional de uma investigação criminal e a luta nos bastidores.

6. Erin Brockovich — Uma Mulher de Talento

O filme conta a história de Erin (Julia Roberts), que trabalha em um escritório de advocacia e é mãe de três filhos. Ela vê sua vida mudar quando descobre uma contaminação na água em uma cidade no deserto que afeta a saúde de milhares de pessoas. Após convencer seu chefe a atuar no caso, ela se depara com um processo de mais de US$ 300 milhões e mostra toda sua força e determinação.

7. As Duas Faces de um Crime

Perfeito para quem adora as reviravoltas dos tribunais, o filme As Duas Faces de um Crime, do diretor Gregory Hoblit, conta o caso de um arcebispo (Stanley Anderson) assassinado com 78 facadas. O famoso ex-promotor e advogado Martin Vail (Richard Gere) decide assumir a defesa do jovem de 19 anos Aaron Stampler (Edward Norton), preso com roupas manchadas com o sangue da vítima. A obra fala sobre a atenção midiática a alguns casos jurídicos e as transformações que podem ocorrer em uma ação criminal.

Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre o curso de Direito.

2820cookie-checkInspiração: 7 filmes sobre Direito que vão prender sua atenção