Graduação em Direito: como é o curso e quais são as áreas de atuação

O bacharelado em Direito é um excelente curso para quem busca uma formação teórica rica, humanística e interdisciplinar, além de ser tradicional, ter bastante oferta e nunca perder a capacidade de se renovar e abarcar as transformações vividas pela sociedade, oferecendo diversas opções de carreira tanto no setor público quanto na iniciativa privada.

(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Mercado de trabalho 

No funcionalismo público, há possibilidade de atuar como juiz, aplicando a lei na resolução de litígios, ou como promotor, defensor e procurador. Também há concursos públicos que têm como requisito o curso superior completo em Direito, como o de delegado. Outros exigem conhecimentos na área, como oficial de justiça, técnico e analista judiciário.

Um caminho muito procurado pelos graduados é a carreira de diplomata, que permite a representação do Brasil no exterior, visto que a graduação fornece uma base consolidada de Direito Constitucional e Internacional.

Na esfera privada, há diversas áreas de atuação para o advogado, que é o profissional responsável por defender os interesses e os direitos de quem representa, seja um indivíduo, seja uma empresa. Para exercer a carreira, é necessário ser aprovado no Exame de Ordem, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Trabalhar com compliance, atuando na resolução de conflitos relacionados a políticas e diretrizes internas das empresas ou com consultoria também são opções.

Já no ambiente acadêmico, há a alternativa de seguir como pesquisador ou professor, possibilitando a especialização em uma área específica, além do enriquecimento cultural e intelectual propiciado pela difusão do conhecimento para estudantes e a sociedade.

(Fonte: Pixabay/Reprodução)

O Direito em meio às transformações

Vale destacar que, com as mudanças ocorridas nos contextos econômico e científico, áreas como o Direito Ambiental entraram em ascensão. Além disso, os avanços na tecnologia ofereceram muitas facilidades aos profissionais, como a possibilidade de consultar processos on-line e participar de audiências virtuais, mas também gerou novos desafios.

A constante necessidade de lidar com as questões legais relacionadas à internet, a crimes virtuais e a segurança da informação faz que as áreas de Direito Digital e Cibersegurança tenham maior busca por profissionais, provando a capacidade de o curso se manter constantemente renovado. 

O perfil do profissional

Ter boa bagagem intelectual é importante, por isso gostar de ler é fundamental para se dar bem na área, assim como ter capacidade de comunicação bem desenvolvida contribui com o avanço profissional tanto na oratória quanto na escrita. O bom domínio da língua portuguesa é uma ferramenta poderosa para exercer a prática do Direito e não pode ser menosprezado.

Uma vantagem é que o curso contribui bastante para a aprimorar tais práticas, garantindo evolução contínua ao estudante. Outro ponto de destaque é que, independentemente da área, para o profissional do Direito a busca por conhecimento vai além da graduação, por isso é necessário se manter constantemente atualizado em toda a carreira. O profissional precisa ter sede de conhecimento e excelente comunicação, portanto.

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

A prática jurídica durante a faculdade

Mais importante do que conhecer as leis, é necessário exercitar tudo o que é aprendido em aula para saber como colocar todo o conhecimento em prática. Para isso, participar de seminários e palestras é indispensável, bem como realizar as diversas atividades oferecidas pela universidade, pois são elas que tornam o aluno mais seguro, consolidando o que ele aprende ao longo de sua trajetória.

Além do estágio, os núcleos de prática jurídica permitem a atuação supervisionada em casos de média complexidade, ajudando o estudante a descobrir desde cedo com qual área se identifica mais. E não para por aí; também há programas de formação executiva que oferecem uma visão mais ampla dos inúmeros desafios que englobam o ambiente corporativo no universo do Direito. Já para quem busca ter imersões culturais com experiências fora do país, a internacionalização é um caminho atraente.

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

A busca pela melhor formação

Aproveitar todos os recursos de que a universidade dispõe certamente faz a diferença no futuro, por isso é importante escolher uma instituição que ofereça uma formação completa e transforme o aluno no profissional que ele deseja ser. 

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) conta com um corpo docente altamente especializado e dedicado, o que torna as aulas não apenas ricas, mas também inspiradoras, permitindo a constante troca de experiências. Além disso, a Faculdade de Direito tem alto índice de aprovação no Exame de Ordem e é detentora do selo OAB Recomenda

A matriz curricular atualizada do curso de Direito da UPM possibilita desenvolver de forma contínua todos as habilidades necessárias para transformar o aluno em um profissional de destaque e com reconhecimento no mercado de trabalho. Clique aqui para saber mais da graduação em Direito e das formas de ingresso.


Saiba como ingressar no Mackenzie!


FONTES: Universidade Mackenzie



64590cookie-checkGraduação em Direito: como é o curso e quais são as áreas de atuação