Direito: tudo o que você precisa saber sobre o curso

Saiba como ingressar no Mackenzie!

Direito é a área do conhecimento que estuda as sistematizações das normas e leis vigentes em uma sociedade. Portanto, estuda as regras e processos presentes na constituição e cuida da sua aplicação. 

O profissional formado em direito pode atuar como advogado e defender os interesses de seus clientes em diversas áreas, ou pode atuar em uma série de cargos da área jurídica. Vamos responder algumas das perguntas mais comuns sobre o curso de direito.

O formado em Direito pode atuar como advogado ou em uma série de cargos, concursados ou não, da área jurídica e até empresarial. (Fonte: Shutterstock)
O graduado em Direito pode atuar como advogado ou em uma série de cargos, concursados ou não, da área jurídica e até empresarial. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Quem se forma em direito se torna advogado?

Não. Para atuar como advogado é preciso que, além de ter uma graduação como bacharel em Direito, o profissional seja aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Somente assim o profissional pode atuar como advogado. Existe uma série de cargos da área jurídica que exigem o curso de direito, mas não exigem a inscrição na OAB, como promotor, juiz, delegado de polícia, defensor público, analista judiciário etc.

Qual é a duração de um curso de direito?

O Ministério da Educação (MEC) exige a carga horária mínima obrigatória de 3,7 mil horas, este total dividido corresponde a 10 semestres, portanto, 5 anos. Existem raros casos de alunos que conseguiram terminar o curso em menos tempo e precisaram pedir na justiça o direito de se formar, mas com toda essa carga horária além de leituras e atividades extras, o ideal é que se utilizem os 5 anos para a formação.

O Curso de Direito é só decorar lei?

Não, o curso tem uma formação humanitária muito mais ampla. Antes de ser um conhecimento técnico de utilização das ferramentas legais, o curso de direito é uma ciência social aplicada, ou seja, um conhecimento que forma profissionais com profundo olhar social e uma base crítica sólida capazes de se articular com os mais diversos ramos do conhecimento e da sociedade. A formação de direito no Mackenzie, por exemplo, inclui matérias de Ciência Política, Economia Política, Filosofia do Direito e História.

Existe algum pré-requisito para cursar Direito?

Não, qualquer aluno formado no Ensino Médio pode ingressar em uma graduação de Direito. Entretanto, a carga de leitura é bem grande, portanto, um gosto por essa atividade pode ajudar a se dar melhor no curso.

O curso de Direito exige grande carga de leitura, por isso uma proximidade com os livros pode te ajudar. (Fonte: Shutterstock)
O curso de Direito exige grande carga de leitura, por isso uma proximidade com os livros pode ajudar. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

É obrigatório fazer estágio nos cursos de Direito?

Sim, como parte das exigências do estatuto da OAB é obrigatório o estágio profissional que pode ser realizado na própria faculdade de Direito em um núcleo de prática jurídica, em um escritório, em setores jurídicos ou órgãos públicos. A carga horária mínima de estágios é de 300 horas.

Quais são as principais áreas do Direito?

Atualmente muitas novas áreas como o Direito Ambiental, Direito da Informática (ou da Informação) e o Direito da Criança e do Adolescente vêm ganhando destaque. Tradicionalmente, porém, as áreas com a maior concentração de profissionais são o Direito Administrativo, Civil, Empresarial, Internacional, Penal, Trabalhista e Tributário.

Fonte: Conjur, Mackenzie, Anchieta, Guia da Carreira, Guia do Estudante, Stoodi, Via Carreira, Passe na OAB.

57731cookie-checkDireito: tudo o que você precisa saber sobre o curso