Wilhelm Wundt: contribuições para a Psicologia

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Um dos nomes que você certamente ouvirá se fizer um curso de Psicologia é Wilhelm Wundt. Conhecido como o “pai da psicologia experimental”, ele trouxe contribuições de grande importância para a área, as quais foram e ainda são estudadas por profissionais do mundo inteiro.

Para ajudar na pesquisa dos graduandos e oferecer conhecimento valioso para os novatos, nós separamos as principais informações sobre Wundt, desde sua história em relação à família na infância até os conceitos que ele trouxe à tona e nunca foram esquecidos.

Biografia de Wilhelm Wundt

(Fonte: Natata/Shutterstock.com)

Wundt cresceu em vilas próximas da cidade de Mannheim, na Alemanha, na década de 1830. Filho de um rígido pastor e vindo de uma linhagem de sucessos acadêmicos, esperava-se muito de quem, até então, era uma criança sem muito interesse pela escola.

A família chegou a considerar que ele não continuaria a tradição intelectual, pois passava muito tempo sonhando, e não estudando, chegando até mesmo a repetir um ano do Ginásio. Seus relatos sobre o período escolar não foram dos melhores, já que ele era ridicularizado por professores e colegas. Contudo, como a história provou, sua contribuição acadêmica foi de grande poder.

O jovem se esforçou e conseguiu a formação aos 19 anos, partindo para a educação universitária. Começou a estudar Medicina, passando por cursos de Física e Química. Por fim, decidiu se especializar em Fisiologia.

Com o doutorado em mãos, Wundt lecionou na Universidade de Heidelberg por mais de 10 anos. Suas pesquisas foram focadas em Fisiologia, naturalmente, mas seu interesse por Psicologia foi crescendo paralelamente. Esses estudos se tornaram uma disciplina independente.

As ideias e descobertas de Wilhelm Wundt passaram a ser publicadas em livros que se tornaram referência bibliográfica, como Contributions to the Theory of Sensory Perception (1858-1862), Lectures on the Minds of Men and Animals (1963) e sua obra-prima, Principles of Physiological Psychology (1873-1874).

Essa última obra, Princípios da Psicologia Fisiológica, relata os métodos experimentais utilizados pela primeira vez por Wundt com o intuito de estudar a experiência consciente imediata sob condições controladas em laboratório. As pesquisas diziam respeito, principalmente, aos processos sensórios e perceptuais básicos.

Contribuições de Wilhelm Wundt para a Psicologia

(Fonte: Shutterstock)

O pesquisador Wilhelm Wundt se tornou ainda mais notório por ter fundado o primeiro laboratório de Psicologia, em Leipzig, na Alemanha.

Outra contribuição de Wundt é que foi por conta de seu trabalho que a Psicologia se tornou independente da Filosofia e que novos estudos se iniciaram. Todas as próximas escolas e teorias da área foram possíveis a partir daí.

É importante destacar, também, os principais conceitos construídos por Wundt, como a definição de mente. Isso significa que ele não concebia as estruturas da consciência como estáticas, mas sim como unidades ativas que organizam o conteúdo que recebem o tempo todo. Ou seja, processos mentais mais complicados são influenciados pela vontade.

Daí surgiu sua preferência pelo estudo da experiência imediata, em uma busca pela introspecção. Foram muitas “cronometragens mentais” para medir o tempo que diversas atividades exigiam.

Wilhelm Wundt também contribuiu na Psicologia Social, que estuda os comportamentos em sociedade, causados por interações entre pessoas e a partir de suas linguagens e seus hábitos culturais. Não foi um grande foco do trabalho do psicólogo, mas houve algumas análises de psicolinguística, por exemplo, entre outras que especialistas afirmam serem úteis para entender melhor a separação entre Psicologia Social e Psicologia Experimental.

Wilhelm Wundt foi o responsável por fazer da Psicologia um ramo de estudo próprio. Ele permitiu que todas as pesquisas que conhecemos hoje fossem desenvolvidas. Não é pouca coisa, certo? Se você gostou dessa história, imagine quantas mais vai descobrir durante a graduação.

Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre o curso de Psicologia.

288111cookie-checkWilhelm Wundt: contribuições para a Psicologia