Conheça as principais oportunidades de estágio em engenharia civil

A área de engenharia civil é considerada uma das mais promissoras do futuro, e o mercado tem se reaquecido, especialmente com o aumento no nível de confiança e com os investimentos em novas tecnologias. Nesse cenário, as opções para quem quer ingressar no setor são enormes.

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

O ideal é que os engenheiros iniciem a carreira ainda na universidade. Para isso, o estágio agrega conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional, mas muitos estudantes têm dúvidas quanto aos campos que concentram as oportunidades. Pensando nisso, apresentamos as áreas que oferecem mais oportunidades, assim como dicas para se destacar e conseguir um estágio.

Aplicação de materiais de construção inovadores e sustentáveis

​(Fonte: Freepik)

Uma área que está em crescimento e que tem absorvido muitos engenheiros é o uso de novos materiais visando atender os requisitos de  desempenho para os subsistemas da construção. Com métodos sustentáveis [APJ1] ganhando cada vez mais espaço, a preocupação é oferecer um produto que apresente durabilidade e que apresente adequado desempenho sem aumentar os custos.

Assim, cada vez mais empresas de materiais de construção civil têm buscado criar um setor de desenvolvimento. Para o estudante, o estágio na área permite contato com o futuro da profissão, além do conhecimento dos produtos usados.

Os fabricantes de materiais de construção, de sistemas construtivos, as centrais de concreto e os laboratórios de ensaio são ótimos locais para ingressar como estagiário do curso de engenharia civil.

Aproveitamento de recursos hídricos e despejos urbanos

A presença de um profissional de engenharia civil é essencial para garantir o desenvolvimento e a gestão de projetos para sistema de captação, tratamento e distribuição de água para abastecimento e tratamento de esgoto.

Além de poder atuar em projetos de portos, rios e canais, sistemas de drenagem e estruturas hidráulicas.

Para quem deseja atuar nesse campo, é importante acompanhar editais de prefeituras e empresas aprovadas que atuam no projeto, execução e gestão destas obras.

Mineração

​(Fonte: Freepik)

Essa é uma área em constante desenvolvimento. Com novos minerais sendo descobertos ao mesmo tempo em que as aplicações para os já conhecidos estão aumentando, é esperado que a mineração tenha um crescimento expressivo nos próximos anos.

No entanto, essa é uma área de atuação mais específica e acontece em pontos singulares do País. Quem deseja atuar no setor precisa ter conhecimento tanto nos diferentes métodos de mineração como nas particularidades de cada minério.

Geotecnologias

Trata-se de uma área em ascensão, presente no currículo do curso de Engenharia Civil do Mackenzie nas componentes geoprocessamento e topografia, e com constantes avanços tecnológicos, onde o geoposicionamento tem sido empregado para demarcação de referência em empreendimentos como por exemplo a construção de estradas, pontes e edificações em geral. A Engenharia Civil tem empregado os RPAs (Remotely Piloted Aircraft – Aeronave Remotamente Pilotada), também conhecidos como drones, em suas inúmeras áreas, como por exemplo inspeção de obras, inspeção de fachadas, fotogrametria, captação de imagens térmicas, dentre outras atuações.

Para atuar nessa área da Engenharia Civil é necessário se atualizar constantemente e ter domínio de softwares específicos para processamento de imagens aéreas, geração de mapas e modelos 3D.

Construção civil

A construção civil, em geral, é o campo que mais absorve profissionais, por isso as vagas de estágio são abundantes e podem ser encontradas nas mais diversas regiões do País. Para o aluno, é uma ótima oportunidade de aprender mais sobre a profissão e seguir de perto uma empreitada.

Normalmente, empresas maiores conseguem oferecer mais opções de trabalho. No entanto, mesmo escritórios que atendem a clientes diretos têm participado ativamente desse mercado. Para se destacar durante o processo seletivo é preciso mostrar seus diferenciais, e como o mercado oferece muitas possibilidades é normal que haja concorrência alta, então um currículo diferenciado pode ser a chave para o sucesso. Conhecimento em BIM (componente curricular ensinado no curso de Engenharia Civil do Mackenzie), uma certa fluência no inglês, uma boa redação e muita proatividade são pontos chaves para um bom desempenho no processo seletivo.

Consultoria

Fonte: Freepik
​(Fonte: Freepik)

Como um dos ramos da engenharia civil, a consultoria vem crescendo constantemente e apresenta potencial para o futuro. Por esse motivo, provavelmente é a área que terá mais crescimento de vagas nos próximos anos.

O foco é conseguir oferecer um serviço que fuja do convencional, por isso o estudante de engenharia que busca um estágio nesse campo precisa focar uma formação completa e ao mesmo tempo entender as questões administrativas que envolvem uma construção.

Dicas para o estágio dos sonhos

Com tantas opções e outras áreas ainda em desenvolvimento, os estudantes têm a certeza de contar com uma infinidade de possibilidades. No entanto, para ter sucesso e conseguir a vaga almejada, é preciso seguir alguns passos:

Para quem cursa Engenharia Civil e está buscando um estágio, o primeiro passo é descobrir a área com que se identifica e pesquisar as vagas abertas. Depois disso, observe a empresa e descubra como se destacar. Um bom currículo é importante, mas não se prenda somente a isso.  Cursos complementares na área de foco também compõem um diferencial.

Inscreva-se para o vestibular do Mackenzie

Este conteúdo foi útil para você?

2100cookie-checkConheça as principais oportunidades de estágio em engenharia civil