Como é a carreira de quem escolhe licenciatura?

Na hora de escolher qual carreira seguir, muitos estudantes ficam em dúvida sobre o curso. Há quem fique indeciso sobre três opções centrais que dividem as áreas de graduação: a licenciatura, o bacharelado e a tecnologia.

Mas quais as diferenças entre elas? O que significa ser licenciado em uma formação? Só conseguirei atuar lecionando? Preciso ter perfil para ingressar na pesquisa acadêmica? Contamos tudo neste texto.

Qual a diferença entre licenciatura, bacharelado e tecnólogo

Graduação oferece diferentes formatos. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Ao escolher um curso de graduação, costuma-se ter um trio de opções. Algumas faculdades (como Direito, Medicina, Jornalismo, Administração) formam bacharéis, enquanto outras (como Matemática, Pedagogia, História) formam professores aptos a lecionar. 

Há, ainda, os cursos tecnológicos, voltados a uma formação mais técnica: você sai deles preparado para trabalhar em uma indústria, por exemplo. Já o bacharelado contempla uma formação generalista. O estudante sai formado em uma graduação na qual pode atuar em várias áreas dentro da sua profissão.

Por outro lado, a licenciatura tem um olhar específico: ela visa formar educadores. Isto quer dizer que as faculdades do segmento focam, também, em conteúdos voltados ao ensino e às práticas pedagógicas necessárias para que o profissional possa ser um professor. A grade curricular conterá disciplinas como Didática e Metodologia do Ensino.

Devo cursar uma graduação na área?

Pesquisa os cursos e veja se eles se enquadram no seu perfil. (Fonte: Pexels/Reprodução)

As habilidades necessárias para estudar licenciatura na graduação podem ser desenvolvidas (afinal, é por isso que cursamos uma universidade), mas você pode refletir se o seu perfil se enquadra nesse grau acadêmico.

Quem pretende seguir esse caminho deve levar em conta seu interesse pela área de educação em suas diversas nuances. Você deve pensar se gosta de aprender, de lidar com pessoas e ajudá-las perante as suas dificuldades.

Como muitas licenciaturas são em áreas específicas do conhecimento (como a nossa em História), é preciso, também, gostar bastante de estudar. É importante, ainda, manter o leque aberto para a pesquisa acadêmica, já que são disciplinas que se renovam constantemente.

Formar professores é só um dos objetivos

Professores, pesquisadores, líderes: licenciatura tem várias nuances. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Quem faz uma licenciatura tem mais opções para sua carreira além do ensino. Os cursos na área permitem que o profissional tenha um conhecimento amplo, que pode ser aproveitado em diversas atividades voltadas ao campo da educação.

É claro que o graduado estará preparado para dar aulas, mas a formação permite atuar no serviço público, na gestão de empresas e em instituições, sejam elas ligadas à educação ou não.

A pesquisa acadêmica e o segmento educacional estão em constante evolução. As novas tecnologias e as mudanças dos hábitos sociais fazem com que modernas formas de ensinar e aprender se tornem mais procuradas. Um profissional bem preparado terá amplo mercado de trabalho, até mesmo em consultorias

e pesquisas de tendência e comportamento.

Mercado de trabalho é cada vez mais aberto aos profissionais de licenciatura. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Há a opção de aliar um curso de pós-graduação, que amplie as opções em seu horizonte. Formados na área estão aptos para cursar qualquer pós em lato sensu (como as especializações) ou stricto sensu (como mestrado e doutorado).

Os cursos do Mackenzie são excelentes opções para quem quer escolher uma licenciatura. São graduações reconhecidas pela excelência nas avaliações do MEC e que garantem uma formação completa, atualizada com as demandas do mercado de trabalho.

Leia mais:

Qual é a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnologia?

Tecnologia e Educação: algumas práticas são insubstituíveis

Descubra 7 princípios essenciais na educação infantil

Saiba como ingressar no Mackenzie!

Fonte USTJ, Guia da Carreira, Guia da Carreira

65640cookie-checkComo é a carreira de quem escolhe licenciatura?